Your Place for cinema

Wednesday, September 28, 2005

Critíca de Cinema - Ela Odeia-me (She Hate Me)

Realmente o Spike Lee não consegue fazer um filme mau. Até podia fazer um filme sobre a vida sexual dos vegetais e seria interessante da mesma maneira. Mas como já tinha dito antes este não é decididamente Spike Lee "vintage".

O filme começa de maneira excelente, com um dos melhores genéricos de ínicio de que tenho memória (não contando com o de "Catch me If you Can" - Era genial). Uma corrida por todas as personagens e motivos inseridos nas notas de dólar nos E.U.A. E a surpresa final da nota de 3 dólares é hilariante...Mas isso não vou contar. Têm de ir ver.
A história acompanha a vida de Jack. Jack (Anthony Mackie - uma boa surpresa), um executivo de biotécnica, é despedido quando denuncia às autoridades os duvidosos negócios da sua empresa, após a dica de um amigo que curiosamente se suicida (Abre-lhe a mente para os negócios escuros que se passam nas suas costas. Marcado como 'bufo' e desempregado, Jack precisa desesperadamente de trabalhar. Quando a sua ex-namorada Fatima, que é agora lésbida, lhe oferece dinheiro para que ele a engravide e à sua namorada Alex, Jack fica tentado com a oportunidade de dinheiro fácil.

O filme realmente escorrega bem, com uma primeira parte de um thrilher político nos meandros de uma grande empresa e todos os problemas associados a altos executivos. A segunda parte entra no mundo da prostituição (neste caso de homens). E aí o humor está em grande e a humilhação também (o homem como objecto sexual, é o reverso da medalha e chega realmente a ser doloroso ver o pobre...).
Mas então o fim chega e apesar da boa conclusão no capítulo do thriller (com uma boa cena em tribunal com Brian Denehy - apesar do final cor-de-rosa) agora no capítulo da vida pessoal de Jack é realmente insólito. Não dá para acreditar. E ainda por cima vindo de Spike Lee (é so lembrar do final de "Não Dês Bronca").
É constrangedor...Fiquei de boca aberta no mau sentido e o filme acabou por perder alguma da sua magia. E poderia ter sido um manifesto sexual em relação a tudo e mais alguma coisa (prostituição, corrupção, homossexualidade etc).
Acabou por ser Spike Lee numa má colheita. Aconselhável mas não imprescíndivel

Nota do Filme - Ela Odeia-me (She Hate Me) - 5/10 (***)

4 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Não é uma das minhas prioridades... talvez por não simpatizar por aí além com Spike Lee. Talvez o deixe para DVD...

28 September, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

dou-lhe cinco estrelas (tive que ir ao 'monumental' vê-lo!!), e é na minha opinião um dos melhores filmes do ano. é spike lee em grande!!

28 September, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Epá se achas este um grande filme tens de ver o "Não Dês Bronca". Bate este em todos os tempos e tem um final monstruoso...

Aconselho vivamente..

29 September, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

i love this movie cause it has lodes of sex
i'm a lesbian and i think they should do more movies about us

adorei este filme porque tem montes de sexo e eu adoro fzr sexo
sou lesbiaca e penso que podia fzr mais filmes sobre nos

11 October, 2006

 

Post a Comment

<< Home