Your Place for cinema

Monday, May 15, 2006

Ao Raio X - Terra Sangrenta (DVD)

"You Stay, I Stay"
.
Uma história de amizade. Após visualizar o filme é isso que sobressai sobre tudo o resto que se passa, que, infelizmente não é pouco.
Cambodja, 1972, os Khmers Vermelhos cercam Phnom Phen. A cidade acaba por cair e o massacre começa a ser arquitectado desde esse momento.
Filme realizado por Rolland Joffé, e nada mais nada menos que a sua estreia em longas metragens. O tema do filme é pertinente e incomodo pois na altura ninguem queria falar do assunto. Era para ser varrido para debaixo do tapete. E no ano de 1984 era altura da denúncia para o mundo, que teimava em não olhar. Recompensa 3 Óscares e uma carreira no mundo do cinema. A coragem levou a melhor.
Uma cidade é bombardeada por B-52´s americanos. Dois jornalistas, Sidney Schainberg e Dit Prahn, decidem arranjar meio de transporte para lá chegar, após a recusa de tropas americanas, na sua tentativa de abafar o caso. Ao chegarem à cidade o cenário e indescrítivel. A cidade está arrasada. Não há pedra sobre pedra. Os mortos são às centenas e os feridos milhares. Foi esta uma das razões apontadas para o aumento da força do regime de Pol Pot. Após a conquista de Phnom Phen, 2 milhões de pessoas são transportados da cidade para o campo. Para serem reeducadas como dizem os Khmers vermelhos. A noção de individuo e as suas necessidades não existem. Apenas o fruto do seu trabalho tem valor. A crianças são o futuro e os adultos um problema. A sua única maneira de sobreviver é obedecer.
Dith Prahn é um no meio de muitos.
O enfase na relação de amizade entre Schainberg e Prahn é muito grande.

Sidney faz tudo o que pode e não pode para encontrar o velho amigo. Numa das cenas mais marcantes do filme, temos um vislumbre do que aconteceu no Cambodja e é dos mais horríveis e impressionantes, alguma vez vista na história do cinema.
É claro que nem tudo é perfeito. Vou-me esquecer da banda sonora irritante, dos efeitos visuais e sonoros datados e da péssima qualidade de muitos extras do filme, que, por vezes nos fazem esquecer no terror khmer. Os "Killing Fields" (título original do filme) aconteceram.
Reconheço que era uma história que conhecia muito superficialmente. É um país distante, sabia que o regime de Pol Pot, foi responsável por 2 milhões de pessoas mas não tinha referências visuais. E "Terra Sangrenta" acorda qualquer um, para este genocídio do povo cambodjiano. A história, infelizmente, continua a repetir-se. Alemanha, Cambodja, Ruanda... E eu pergunto. Quando vai parar?
.
Nota do Filme - Terra Sangrenta - 8/10
Extras:
.
- Filmografias
De todos os principais intervenientes do filme, de actores a produtores e ao realizador. Informativo mas como DVD tem data de 2003 já se encontra desactualizada.

- Trailer
Muito datado. Envelheceu mal. Voz-off irritante. Imagens escolhidas sem qualquer critério, apesar de chocantes e pertinentes. A indústria do cinema evoluiu muito nestes ultímos anos na apresentação de filmes e por isso é um bocado confragedor assistir a este até ao fim. A evitar (2 min)

- Omnibus - The Making of "Killing Fields"
Feita na altura de realização do filme. Tem a data de 1985, logo é no ano seguinte à sua estreia. Existe alternância entre entrevistas aos participantes no filme e com os participantes na vida real, em que se destacam as descrições do verdadeiro Prahn e de Schainberg, do horror e da angústia que viveram. Prahn é o espelho de tudo o que aconteceu no Cambodja. Nota-se no olhar, que viveu esse horror. Mas como grande jornalista, apesar da dôr não o coibe de exprimir tudo o que sentiu, viu e ouviu enquanto habitou num campo de morte até à sua fuga do mesmo.
Sem dúvida, o extra de maior qualidade e a ponte perfeita entre o que foi a realidade e o que é mostrado no filme. De visualização obrigatória para quem quer saber mais sobre o que foi fazer este filme e sobre o que se passou no Cambodja, contado por quem o viveu (53 min).
Nota dos Extras - Terra Sangrenta 5/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home