Your Place for cinema

Tuesday, July 11, 2006

Crítica da Semana - A Lula e a Baleia

"It's like... we were pals then... we'd do things together... we'd look at the knight armor at the Met. The scary fish at the Natural History Museum. I was always afraid of the squid and whale fighting. I can only look at it with my hands in front of my face."
.
O que dizer de um filme quase perfeito apesar de curto. Muito pouco. Porque só se lhe faz justiça quando podemos visualiza-lo no escuro de uma sala de cinema. É daqueles que nos prende do principio ao fim e que sabe a pouco quando termina. Infelizmente este tipo de filmes não surge muitas vezes. É que isto não é para todos e para um filme de estreia não poderia ser um melhor cartão de visita.
.
A premissa do filme não promete muito. Um casal "igual" a tantos outros decide divorciar-se e como sempre os filhos são os que sofrem mais. Mas as semelhanças com um qualquer filme dramático de divórcios termina por aí.
Basta ver a extraordinária 1ª cena do filme para ficarmos completamente agarrados a este universo criado por Noah Baumbach. Supostamente, e em muitas publicações, afirma que certas partes do filme baseiam-se em acontecimentos que se passaram realmente na sua vida. Uma espécie de impressão que um adolescente tem quando os pais se divorciam.
Mas uma coisa é ser estranho mas ao mesmo tempo conseguir ser familiar coisa que por exemplo não se passa no filme "Eu, Tu e todos os que Conhecemos". Existe sempre uma identificação com as situações do filme por muito estranhas que possam parecer. Isto obviamente é em grande parte, possível devido ao grande leque de actores que Baumbach reuniu à sua volta. De destacar a sempre grande Laura Linney e Jeff Bridges na sua melhor interpretação que há memória (pelo menos que me lembre) e claro a grande esperança desde os seus tempos da televisão e nos ultimos tempos em grande filmes de Jesse Eisenberg.
.
O filme não é para todos, posso também acrescentar e alguns críticos diziam que era uma má adaptação pois passava-se nos anos 80 e viam-se carros bastante mais modernos.
Para isso eu respondo. "Who Cares"??
A não perder. Uma coisa é certa nunca mais vão ver ténis a ser jogado sem se lembrar deste filme ou mexer em livros de bibliotecas sem primeiro verificar onde põem as mãos. Quem vos avisa vosso amigo é.
.
Nota do Filme - A Lula e a Baleia - 9/10

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sim, também gostei bastante deste filme :). É um óptimo filme indie.

Abraço

11 July, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

9/10 ?? wow

12 July, 2006

 

Post a Comment

<< Home