Your Place for cinema

Friday, November 11, 2005

Crítica de Cinema - O Fiel Jardineiro

"...but I don´t have a home. Tessa was my home."

Quantas vezes só nos apercebemos do que temos quando o perdemos. E a história de Fernando Meirelles fala sobre isso a perda do amor e o seu reencontro depois da morte.
Fernando Meirelles, depois do grande exito de "Cidade de Deus", decidiu mudar de registo e afastar-se de uma sequela ou um filme na mesma linha. Optou pela adaptação de um romance de Jonh Le Carré, "The Constant Gardener", nesta sua primeira incursão em Hollywood.
Com um elenco de luxo, destacando a presença de Ralph Fiennes (numa primeira fase num underacting poderoso e na segunda fase, a demonstração da força do amor) e Rachel Weisz (pouco tempo em ecrã mas sempre de uma forma tão luminosa).

A história acompanha a vida de Justin e Tessa Quayle, o primeiro um diplomata em missão em África e a segunda, sua mulher, uma activista feroz dos direitos humanos. Depois de um início em que as personalidades das personagens principais ficam bem vincados (irreverente e feroz, ela e pacificador, ele) nasce um amor, de um desejo físico. Com o avançar da carreira de Justin, Tessa pede-lhe para o acompanhar até África.
Em África, nos momentos livres, Justin procura o seu refúgio no jardim (daí o título do filme), enquanto Tessa se envolve em movimentos de defesa dos direitos humanos, contra grandes corporações estrangeiras. Sempre acompanhado de um médico, Justin começa a sentir cíumes, não tendo nunca a coragem de enfrentar nínguem ou confrontar factos. Até que Tessa é encontrada assassinada...

História com conotações políticas óbvias, Meirelles continua a mostrar o seu sentido de justiça na defesa dos mais vulneráveis (em "Cidade de Deus" os habitantes das favelas e em àfrica a sua população à mercê de interesses comerciais estrangeiros). O filme desliza por vários estilos, como thriller político, acção, guerra mas o ponto central mantêm-se sempre. O AMOR.

De um amor rotineiro e previsível durante a vida de Tessa, surge um amor total profundo aquando do seu final. É como se a viagem de busca de Justin (Fiennes) o fizesse encontrar o que tinha como adquirido.
E o amor nunca deve ser dado como adquirido mas como algo a procurar, SEMPRE.

Nota do Filme - "O Fiel Jardineiro" de Fernando Meirelles - 8/10

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Resumindo...

É mais um filme romantico com uma lição de vida...Aproveita o que tens porque um dia podes perder tudo...

Acho que este merece uma visitinha à sala de cinema.

11 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Não podias ter dito de melhor maneira... É mesmo isso.

Beijo.

Aconselho vivamente...

15 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Fui ver o filme sem saber nada sobre ele. Felizmente, tive uma boa surpresa.

Bom argumento, bons actores e muito bem filmado. :)

20 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Sim, provavelmente por isso e

21 November, 2009

 
Anonymous Anonymous said...

Good dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

20 January, 2010

 

Post a Comment

<< Home