Your Place for cinema

Monday, September 04, 2006

Crítica de Cinema - Miami Vice

A Noite Retratada por Quem Mais Sabe

"Smooth. That's how we do it. "

E Mann sabe-a toda. Um verdadeiro artista na arte de filmar a noite. A cena inicial na discoteca mostra bem a sua mestria, e tem um vislumbre de uma bela portuguesa. Ana Cristina Oliveira que contracena por pouco mais de um minuto mas mostra toda a sua sensualidade a um Colin Farrell bastante embasbacado. As portuguesas sao assim.

Voltando ao filme, trata-se da adaptacao da famosa serie dos anos 80, com as suas roupas estranhas e penteados claramente datados mas que na altura ditaram a moda que se fazia. Felizmente Mann nao escolheu esse caminho, que seria o mais facil, e adaptou-a aos nossos dias. A historia segue a dupla Crockett/Stubbs, detectives da policia de Miami (a unica coisa que se mantem da serie original), com o objectivo de terminar (algo utopico) o trafico de droga na zona de Miami, que e liderada por um Jose Yero. Acabam por descobrir que e peixe miudo neste negocio global da droga. E ai surge Isabella (Gong Li, como sempre esplendorosa e muito emotiva), como emissaria do principal exportador de droga para a zona de Miami, um tal de Jesus Montoya.

Como sempre nos filmes de Mann, existe traicao, amor, vinganca, odio, mas acima de tudo muito cinema. O unico problema e que o argumento deixa algo a desejar e nao atinge a complexidade da sua obra-prima, "Heat" e mesmo do seu ultimo filme "Colateral". O que e pena porque o caso de amor entre Crockett e Isabella e o motor desta historia, o que torna as outras historias muito pouco relevantes, tendo em comparacao por exemplo a relacao entre Stubbs e a detective Trudy. Soa a forcado. Isto e em grande parte pela boa interpretacao de Gong Li, no seu conflito entre o amor que sente por Crockett e a lealdade a Montoya, e que no final acaba por ser revelada. Obviamente o final e muito bom, pois nao escolhe o caminho facil, apesar de quase ter sentido que Mann iria cometer esse erro mas nao comete. O que fica do filme e um excelente filme policial com todos os ingredientes para quem quer algo mais do cinema. Se procuram mais accao, outros filmes de Mann, como Heat seriam o ideal para voces, apesar de duas cenas que agora me vem a memoria, serem bastante explosivas. Mas nao e o seu forte.

Sem duvida aconselhavel para quem quer ver cinema. Quem escolhe a accao e melhor optar por outra opcao nas salas de cinema. E que isto nao e para todos. Eu digo que o cinema e como um bom vinho, e necessaria a experiencia para podermos retirar todo o prazer. Vejam muito cinema, na sala e claro, e perceberam do que falo.

Nota do Filme - Miami Vice - 7/10

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sim, lá de filmar a noite ele percebe :). É pena o argumento não ser melhorzito :|.

Abraço

07 September, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

E mesmo pena. Poderia ter sido facilmente o filme do ano. Aiiii a Gong Li. Basta ter os olhos em bico e fico embasbacado...

Vou tentar escrever a critica enquanto posso.

Tripoli ao poder (eu estou mesmo la podem procurar nas estatisticas)

08 September, 2006

 
Blogger antonio_subtil said...

tripoli ao poder? tens consciencia do alcance dessas palavras? lol

ve se voltas inteiro... e tem cuidado com o sol

09 September, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

yep,a famous chinese actress there too

22 September, 2006

 

Post a Comment

<< Home