Your Place for cinema

Monday, January 16, 2006

Crítica de Cinema - A Descida

"Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..."

Sentimentos primitivos dominam o nosso corpo durante a projecção. E ter visto o filme numa sala relativamente cheia potenciou o aumento do terror. Principalmente por atrás de mim estarem umas adolescentes que sairam obviamente traumatizadas.
É que o filme não é para os impressionáveis e muito menos para pessoas com problemas cardíacos. Se tem problemas cardíacos evite mesmo ler esta crítica. É um conselho de amigo

O filme acompanha a expedição de um grupo de seis amigas (eram seis, certo?) para o interior de uma gruta. A mesma é organizada por uma da amigas, Juno (Natalie Mendoza), um ano após um acidente horrível que vitimou uma das suas amigas (Sarah – Shauna Macdonald), que agora recupera como pode dessa tragédia. Como amantes de desportos radicais, antes desse trágico acontecimento, decidem que para tudo voltar à normalidade é necessário injectar adrenalina de volta. Para isso escolhe um sistema de grutas para iniciados, apenas para despertar a alegria de viver novamente na amiga.
Sendo um grupo heterógeneo em termos de experiência em cavernas, a caverna escolhida deixa alguna elementos frustados (por pouco tempo).
O que não esperam é que Juno decide optar por um sistema de grutas novo e ainda não descoberto que aguarda muitas surpresas. Ao ficarem presos num dos tunéis devido a uma queda de blocos que fecha a uníca passagem para a superfície, Juno finalmente revela que não tem o mapa e além disso de nada serviria pois esta não é a gruta em que esperavam estar mas algo muito diferente.
E é nesse momento que o filme começa.
Claustrofobia, vislumbres, escuridão e medo, muito medo.
De um elenco de perfeitas desconhecidas mas com qualidade na sua interpretação consegue haver uma demonstração palpável de medo. Na cara de cada uma delas isso é bem visível e vai sempre em crescendo até ao final do filme, por sinal bastante frustante mas realista.
Quando o medo entra é muito difícil de sair. É preciso tempo e isso é algo que ninguém tem naquela caverna.
Neil Marshall acerta em cheio ao fazer um crescendo de medo ao longo do filme e um diminuir da luz até ao plano final em que apenas a cara de Sarah é visível. No entanto essa falta de luz é compensada de maneiras perfeitas com o uso dos chamados “flair” luminoso, lanternas, modo nocturno da camêra de filmar, sempre sem parecer forçado. Existe um paralelo com a diminuição da luz existe também o mesmo com a esperança de sairem vivos da caverna. E mesmo nesse aspecto não sabemos se alguem saí ou de que maneira. Não existe informação. Deixa o espectador no escuro juntamente com as protagonistas. O que “Jaws” fez no medo de tubarões, “The Descent” pode fazer o mesmo para cavernas escuras e claustrofóbicas.
Existem algumas infelicidades e clichés que eram facilmente evitáveis como a foto de grupo antes de entrarem na caverna e depois previsivelmente no final do filme. Para quê? De nada adiantou na história. De os monstros do filme não terem visão faz sentido e não os viam se não fizessem barulho, mas não as poderiam cheirar ou sentir? Se calhar já estou a ser meticuloso mas fazia sentido não. Quando se perde um sentido os outros aumentam exponencialmente.

Não é um filme perfeito mas é a confirmação de uma grande esperança no cinema de terror e em geral. Depois de “Dog Soldiers”, “The Descent” é um novo patamar na carreira. E o que virá a seguir?
Concerteza será num patamar superior e irá confirmar o que muitos já sabem. A revitalização do cinema de terror é urgente. Holywood está desesperada e não encontra soluções. Que tal abrirem os olhos para os lados de Inglaterra? Nem só de Japão vive o horror.
E lufadas de ar fresco são sempre bemvindas em Holywood. Quem sabe, com outros meios o que será Marshall capaz de fazer.
Muito, garanto…

Nota do Filme – “A Descida” (The Descent) – 7/10

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá. Sou o Mário Lopes do blog "Lord Of The Movies". Li o comentário que fizeste ao meu blog no "Pasmos Filtrados"...obrigado :).
Confesso que não conhecia o teu blog, mas parece-me ser bastante interessante e por isso, vou adicionar-te aos meus links no "Lord Of The Movies".

Cumprimentos.

P.S. -> E fico á espera da análise ao "The Descent" :)!

17 January, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

Tá feita... Nada de especial mas já está...

Isto com o treino vai lá...

18 January, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

Hum...está interessante :).

Keep it up!

Abraço

19 January, 2006

 

Post a Comment

<< Home