Your Place for cinema

Tuesday, November 07, 2006

Crítica de Cinema - Uma Família à beira de um Ataque de Nervos

Em Território "Indie"
"Are you kidding me? It was a fucking paradise. They got pool... They got golf... Now I'm stuck with Mr. Happy here, sleeping on a fucking sofa. Look, I know you are a homo and all, but maybe you can appreciate this. You go to one of those places, there's four women for every guy. Can you imagine what that's like?"
.
Exactamente. Nao poderia ter dito de melhor maneira. Este e o tipo de filme impossivel de descrever, unico, com boas ideias, mas do qual temos alguma sensacao de deja-vu.
E o filme so se aguenta enquanto tem Alan Arkin, no papel de avo heroinamo. Realmente uma personagem de antologia.
.
O Filme acompanha a viagem de uma familia numa VW, amarela, estilo anos 60, tendo como destino final, um concurso de beleza, que tem tudo menos beleza. So mesmo visto, porque a descricao nao mostra o quanto estranho e aquele momento. E que no fundo no filme, e a catarse, o climax, de todos os protagonistas. E que protagonistas. Temos, do mais novo para o mais velho, a miuda mais novo, viciada em concurso de belezas acabando no entanto por ser a mais normal. Depois, o seu irmao, um nihilista, leitor de Nietszche, com voto de silencio, a seguir o tio, maior especialista de Proust americano, gay e com tendencias suicidas. A mae, neurotica, ma cozinheira, a tentar manter unida a familia mas sem nunca o conseguir. O pai, um motivador, que divide o mundo em falhados e pessoas de sucesso, sendo que ele esta na parte dos falhados.
Poderia haver familia mais indie.
.
Na primeira meia hora o filme flui como uma comedia, de boa qualidade e com aquele travo amargo indie. Depois cai a pique e termina naquele cena perfeitamente hedionda do concurso de misses infantis. Parecem bonecas. A serio sem comentarios. Sao mesmo americanices.
Para apreciadores da onda indie Americana e pouco mais.
.
Nota do Filme - Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos - 6/10

1 Comments:

Blogger Margarida C. said...

O PATO PROFISSIONAL PRODUÇÕES AUDIVISUAIS LDA (www.opatoprofissional.com ) e a INDIVÍDEOS ( www.individeos.com) apresentam "Um Mundo Catita", uma série de televisão de 6 episódios. Inspirada em séries como THE OFFICE ou CURB YOUR ENTUSIASM, esta será uma ficção sobre a vida e obra de Manuel João Vieira, famoso actor, pintor e candidato à presidência, vocalista de grupos como Enapá 2000 ou Irmãos Catita. Visitem www.mundocatita.com e acompanhem as rodagens!

08 December, 2006

 

Post a Comment

<< Home