Your Place for cinema

Thursday, October 19, 2006

Crítica de Cinema - Volver

Almodovar e as suas Mulheres
Almodóvar e as suas "chicas". Existirá realizador que dê papéis decentes para mulheres. Se existirem alguns quem está no topo da lista só pode ser este senhor.
Longe de ser o seu melhor filme (Para mim continua a ser o "Má Educação"- seu regresso ao passado polémico dos primeiros anos de militância), não deixa de ser uma bela obra onde a mulher é exaltada ao altar que merece. E Cruz é essa mulher.
.
O filme acompanha a vida trabalhadora de Raimunda. Mãe que trabalha dobrar para manter comida na mesa para a sua filha. O homem é um inútil que está sempre desempregado e nada faz para arranjar preferindo viver à conta dos outros. A filha Paula (Yohana Cobo) é uma adolescente um pouco enfadada da vida que leva e da mãe que tem levando-a sempre consigo para todo o lado. Um acontecimento na sua vida vai mudar a sua opinião da mãe. Sole (Lola Duenas) é irmã de Raimunda, solteira, cabeleireira atende as clientes à socapa das autoridades na sua casa e devido à sua solidão gravita em torno de Raimunda. Como um satélite.
Finalmente Abuela Irene (Carmen Maura de regresso ao universo almodovar) é um "Fantasma" (será mesmo) que assombra a vida de todas estas mulheres.
.
É difícil falar deste filme sem falar de alguns dos seus segredos mas vou tentar.
O filme é todo de Penélope Cruz, como Sol sobre qual gravitam todas as outras personagens. É realmente pena vê-la naqueles produtos de Holywood e não só (vejam o último "Bandidas" produzido por Besson que é uma nulidade autêntica), que apenas aproveitam a sua sensualidade latina e não a sua veia de grande actriz. Sem dúvida que me faz lembrar um pouco de Sophia Loren e Anna Magnani como Almodovar invoca numa cena do seu filme. O papel de mãe coragem, sem medo de nada e que tudo faz para proteger os seus filhos. Mesmo que isso implique consequências gravosas para a sua pessoa. Um papel tremendo. Outra revelação"(sempre será) é Carmen Maura num papel não tão intenso mas de grande importância na trama. É bom vê-la de regresso. Os restantes actores sofrem um pouco da sombra destas duas grandes senhoras mas também não existe tanto para eles trabalharem.
Almodovar continua a ser perito na descoberta do final perfeito e este não é excepção.
.
Pouco mais há a dizer. Para fãs de Almodovar "recente" é indispensável. Para fãs do antigamente talvez não. Para quem não conhece penso que esta é a a opção ideal para conhecer o porquê do fascínio que demonstra pelas mulheres.
.
Nota do Filme - Voltar (Volver) - 7/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home