Your Place for cinema

Monday, October 16, 2006

Crítica de Cinema - Voo 93

Tensão, Emoção e Manipulação

"We have to do something, they are not going to land this plane."
Não seria este o filme ideal para iniciar o "recordar" desse fatídico dia? Realizado por alguém distante (obviamente ninguém pode sentir-se distante desta tragédia que mudou o mundo), neste caso Paul Grengrass, filmado em estilo documentário, que nos transporta literalmente para o interior daquele avião, e contar a história do único avião que não atingiu o alvo pré-destinado. Para levantar o moral e o orgulho dos americanos. É esta a história de Voo 93. Os primeiros combatentes da guerra contra o terrorismo, que neste dia se iniciou.
Falar sobre o argumento do filme é quase irrisório, uma vez que todos sabemos o que se passou. Mas mesmo para esses que viveram debaixo de uma rocha nos últimos 5 anos aqui vai.
O filme acompanha, em tempo real, o Voo 93, destinado por terroristas para embater contra o capitólio em Washington. Por acção dos passageiros do avião (dizem os relatos e as famílias) impediram que o mesmo atingisse o seu objectivo.
Agora eu digo por saber isto o filme saí estragado?
Não, porque assistir a este filme é entrar na pele das pessoas que viveram o drama, e a tensão é tão forte que nos sentimos, fisicamente, como que transportados no tempo para aquele momento. E isso só pode ser algo de assustador. Não existem facilidades e mesmo alguns dos actores são os intervenientes reais do que se passou nesse dia, como controladores aéreos, directores da aviação americana, exército.
As vitímas são homenageadas e colocadas num pedestral e realmente o que assistimos apesar de tenso e emocionante não passa da manipulação de imagens próximas e demasiado reais para serem ignoradas. Apenas para adeptos de "cinema verité" (é assim que é escrito?).
Quem não sair deste filme sem se sentir mal não é humano e apesar de isso me ter acontecido, eu não pago bilhete para sentir isso. Senti-me manipulado e ninguém gosta de o ser (ok há excepções hehe), pelo menos conscientemente.
Para fãs de emoções fortes e muita tensão este é o filme do ano. A não perder. Para fãs de cinema, existem outras opções bastante melhores.
Quem vos avisa vosso amigo é.
Nota do Filme - Voo 93 - 6/10

1 Comments:

Blogger antonio_subtil said...

há filmes que á partida eu não quero ver, este é um desses filmes, e como se não bastasse o filme ser uma elegia aos herois, provavelmente o avião foi abatido pela força aerea americana e assimm....

bom, ve mas é o filme world trade center do oliver stone, esse sim, é verdadeiro e bem bonito

o inicio faz impressão

23 October, 2006

 

Post a Comment

<< Home