Your Place for cinema

Monday, September 12, 2005

Crítica da Semana - Cinderella Man

Tive de ir comprovar por mim próprio. Seria mesmo este "Cinderella Man" o melhor filme de Ron Howard?
Na minha modesta opinião acho que o homem consegui exceder-se, e fazer um filme bastante agradável. Não é o filme da minha vida mas...
A História conta a vida de Jim Braddock. Jim Braddock é um promissor vencedor de pesos pesados de Boxe, que após uma série de derrotas sofridas, vê-se forçado a abandonar os rings. Estando o País num período de enorme depressão (a queda bolsista de 1929), Braddock resolve aceitar uma série de trabalhos terríveis para ajudar a sua mulher, Mae, e os seus filhos, que passam por várias dificuldades, sem nunca abandonar a ideia de continuar a sua carreira de pugilista. Para isso torna-se lutador de boxe em qualquer tipo de combate que pague para manter a sua família.
Ao fim de algumas dificuldades surge a sua segunda oportunidade no mundo do boxe a sério e ele tem de decidir se valerá a pena voltar outra vez.

Os combates de boxe estão muito reais. Nota-se que alguns murros atingem realmente os lutadores o que é sempre agradável (aqueles filmes que os murros acertam no ar e a pessoa se apercebe não são nada agradáveis - fica ridículo). O ultímo combate pela sua longevidade chega até ao ponto do desconforto, porque é realmente violento.
As chamadas cenas "lamechas" existem mas não atingem o ridículo de outros filmes de Ron Howard apesar de por vezes tocarem muito perto. Não sei porque mas não suporto a Renne Zelweger, não sei explicar (aquelas cenas de ela a chorar...), apesar de mostrar ser grande actriz.
Mas sem dúvida quem rouba todas as cenas é Paul Giamatti no papel de manager de Jim Braddock. Consegue transmitir garra, emoção, humildade, enfim todos os sentimentos que caracterizam uma personagem. Russel Crowe parece em papel automático, apesar do seu grande empenho nos treinos de boxe para retratar a personagem de Jim Braddock. Só se destaca numa cena (que não irei contar) onde se humilha e onde realmente vemos quem era Jim Braddock, na vida real. Um homem capaz de tudo pela sua família.

Aconselho a quem gosta de recriações dos anos 30 (os valores de produção são muito bons - viajamos literalmente no tempo) e de filmes de boxe como O "Touro Enraivecido", apensar de nunca chegar aos seus calcanhares..(Scorsese é Scorsese). Não aconselho a quem despensa filmes lamechas porque irão ter alguma dificuldade em aguentar certas cenas...

Aconselho vivamente, no entanto, a quem quer conhecer a vida de uma grande pessoa e o que ele sofreu por quem ama. E foi bastante...Era realmente um grande homem.

Nota do Filme - "Cinderella Man" - 6/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home