Your Place for cinema

Monday, August 29, 2005

Critica de Cinema - À Procura da Galáxia (Hitchiker´s Guide to the Galaxy)

Admito que entrei (desde há muito tempo) completamente às aranhas…
Não fazia a miníma ideia sobre o que era o filme, nem nunca tinha lido o livro, ou sequer visto o trailer. Era um daqueles filmes em que tinha um “feeling” que era muito bom. Além disso era um filme de ficção científica e desde que me lembro sou um fã incondicional.
Conselho: É melhor deixar de confiar nos meus “feelings”, e informar-me primeiro sobre o filme, pois deixaram-me mal…muito mal.
A história acompanha o terráqueo Arthur Dent, que não está nos seus dias... A sua casa vai ser demolida, o seu melhor amigo é extraterrestre e para culminar o planeta Terra vai ser destruído para abrir caminho a uma via híper espacial. Arthur só tem uma hipótese de sobreviver: apanhar boleia de uma nave espacial.
Realizado pelo desconhecido Garth Jennings, é a adaptação de um livro famoso com omesmo título de Douglas Adams. Entram nele alguns actores conceituados como Jonh Malkovich e Stephen Fry, alguns desconhecidos como Bill Bailey e algumas promessas como Mos Def e Zooey Deschanel. Outra personagem intrigante (e bem conseguida) é o robot Marvin, eternamente deprimido e fundamental na eliminação final do “aliens”. Agora como é só assistir ao filme. Garanto-vos, no entanto, que é um verdadeiro desafio não adormecer durante o filme…..estive quase.

Só por isso já é de desanimar, mas além disso, estamos a maior parte do filme a apanhar do ar. Parece um filme (é de certeza) para o clube de fãs porque para quem não conhece o universo do livro é muito complicado. As piadas não têm piada, simplesmente (grande desilusão como grande fã do humor britânico corrosivo). E quando surge a gargalhada é sempre um pouco forçada com os habituais quedas e “chapadas” na cara estilo Charlot.

Em termos de efeitos especiais, o filme está muito bem conseguido e é bonito de se ver, o problema é que não envolve o espectador. Entramos e saimos da mesma maneira. A marimbar-mo-nos para o que aconteceu no ecrã.
Poderá trazer algum prazer a apreciadores de filosofia e para quem goste de puxar pela cabeçinha. Mas querem um conselho, estas pessoas?? Não vão ao cinema e comprem um bom livro de filosofia. Ficaram mais bem servidos

Nota do Filme 1/10 – À Procura da Galáxia (Hitchhiker´s Guide to the Galaxy)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Às vezes acontece...

01 September, 2005

 
Blogger David Santos said...

6/10

David (Matine)

17 September, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

aproveita e compra um livro de portugues.

03 July, 2008

 
Anonymous Anonymous said...

E tu aproveita para arranjar coragem de dar a cara quando queres criticar alguma coisa.

E não te esconderes atrás do anónimo.

Ps: Tenho muitos dicionários em casa. Não preciso obrigado. E português escreve-se assim. Se calhar não sou só eu.

05 July, 2008

 

Post a Comment

<< Home