Your Place for cinema

Friday, November 04, 2005

Crítica de Cinema - Wallace & Gromit - A Maldição do Coelho-Homem

“Oh come on Grommit. Something a bit more cheeky…”

O prosseguir desta cena é absolutamente brilhante e felizmente uma das muitas cenas memoráveis deste filme.
Longa metragem (finalmente) da dupla Wallace & Grommit e que resultou de 5 anos de ardúo trabalho (imaginem para filmar um segmento de 10 s demorava exactamente um dia a fazer!!!). Apesar de financiamento por parte da gigante americana Dreamworks (De Mr.Spielberg) deram rédea solta ao trabalho de Nick Park e Steve Box e o resultado é o que se vê. Uma absoluta DELÍCIA para os 5 sentidos.

A história acompanha o trabalho de Wallace & Grommit na sua empresa de irradicação de pestes e afastando-as dos vegetais dos seus clientes. Os seus inovadores sistemas de segurança permitem que os seus clientes durmam em segurança, sabendo que em caso de ataque serão prontantemente destruídos pela Anti-Pesto (ou será que não?).
No entanto, a poucos dias do ínicio do festival annual de vegetais gigantes, sempre realizado no jardim de Lady Tottington, surge uma nova praga. Esta é verdadeiramente assustadora e todas os vegetais começam a desaparecer deixando apenas um rasto de grande destruição. Quem terá feito está destruição? É a pergunta de todos.
Lady Tottington pede então à dupla Wallace & Grommit para impedir esta criatura devoradora de vegetais e assim permitir a realização do Festival.

O desenrolar da história é tão fluído e faz tudo tanto sentido (com o ocasional twist delicioso) que os 84 minutos, já de si muito pequenos passam como que uma brisa. É admirável ver como a evolução de animação das suas primeiras aventuras nos anos 80 evoluiem para esta animação quase sem falhas e tão desenfreada. As vozes (originais) notam que o ambiente em “set” era de grande diversão e estão claramente todos numa festa. Os sotaques e os tiques de cada personagem são deliciosos, sendo de destacar as vozes (quase irreconhecíveis) de Helena Bonham Carter e Ralph Fiennes.
Voltando à dupla protagonista, continua irresistível. De Peter Sallis (desde a primeira curta a emprestar a voz a Wallace) como se estivesse em casa e o Grommit, que sem falar, diz tudo o que precisa com as suas expressões.
O revisitar de clássicos do cinema e todos os clichés de filmes de terror (como a música macabra de orgão) são tão precisos que se não fossem as dedadas nos bonecos nem nos apercebiamos do trabalho lá efectuado
Penso que o vencedor deste ano de melhor filme de animação está encontrado. Academia por favor não se esqueça de votar. Wallace & Grommit – The Curse of the Were-Rabbit.

Ps: Em anexo, a curta dos penguins, agora como protagonistas, de Madagáscar também é boa, muito boa. Mas não passa de um delicioso aperitivo para o prato principal.

Nota do Filme – Wallace & Gromit – A Maldição do Coelho-Homem – 8/10 (****)

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Falando de filmes animados, tive a oportunidade de ir ver o Hauru no Ugoku shiro (Castelo andante , cuja tradução do nome nem está má) e o filme está espectacular, arriscaria tão bom ou até melhor que a viagem de Chihiro.

Extraordinário...

04 November, 2005

 
Blogger antonio_subtil said...

De facto fazer um filme deste dá uma trabalheira descomunal!

Ainda não vi mas mantenho na retina a fuga das galinhas vejo o quão dificil será. Ainda mais nos dias que correm em que se quer ter certezas do lucro, investir uma soma que suponho seja alta, para apenas dar lucro passados 5 anos!

06 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Bem anita...
Em relação ao Castelo Andante dizer que é um bom filme concordo inteiramente, agora dizer que é melhor que a viagem de Chihiro, desculpa lá discordar mas não concordo. É bastante inferior...

Subtil
Tens razão. Isto de 5 anos sem retorno a trabalhar numa coisa já nao se faz...
Felizmente o sucesso deste foi grande e já estão a pensar fazer mais alguns trabalhos nesta área de animação tão especial...
Já era fã de plasticina em míudo e agora continuo a ser...

Plasticina rocks

07 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Se gostam de Myazaki, vejam a "Princesa Mononoke". Acho que é o meu favorito. Do "Castelo Andante" também gostei. A temática é recorrente (feiticeiros e magias), tem personagens que lembram outras, tem personagens fantasticas (Calcifer, por exemplo) mas achei-o um bocado comprido para filme de animação.

Bons Filmes!

07 November, 2005

 
Blogger gonn1000 said...

Ainda não vi, mas está para breve. Espero não me desiludir, mas não sei se o hype se confirma...

07 November, 2005

 
Blogger antonio_subtil said...

bastante inferior.... :-(

em que aspectos?
Eu ainda não vi o filme

10 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

bah, filmes animados nao sao o meu forte, mas que o filme "Wallace £ Gromit " deu trabalho a fazer isso sem dúvida, até fiquei entusiasmada em ir ver...

17 November, 2005

 

Post a Comment

<< Home