Your Place for cinema

Thursday, February 02, 2006

Estreias da Semana - 2 de Fevereiro

Estamos em Fevereiro e já cheira a Óscares.
Vão estreiar neste mês, praticamente todos os grandes concorrentes deste ano. E começamos já esta semana com um dos grandes nomeados do óscares com cinco nomeações.

Temos 5 estreias, sendo uma delas uma verdadeira surpresa mas um bom sinal para a qualidade de filmes exibidos nas nossas salas de cinema.

- Um filme sobre vingança, com nome de cidade
- Um filme clássico italiano
- Um filme escuro
- Um filme adaptado de uma ópera-rock na Broadway
- Um (outro) filme de terror

Munique (Munich) - O regresso menos de um ano depois da estreia do seu ultímo filme, "A Guerra dos Mundos". E de quem falo eu? Obviamente do realizador mais famoso do mundo. Não sabes quem é?
Filme realizado por Steven Spielberg, contando no elenco com Eric Bana, Daniel Craig (The new Bond) e Mathieu Kassovitz entre muitos outros ilustres.

Em Setembro de 1972, um ataque terrorista sem precedentes desenrola-se perante 900 milhões de telespectadores por todo o globo. Decorria a segunda semana dos Jogos Olímpicos de Verão, em Munique, na Alemanha Ocidental - os jogos que haviam sido apelidados "Jogos da Paz e da Alegria" - quando, sem aviso, um grupo extremista palestiniano, "Setembro Negro", invadiu a Aldeia Olímpica, matando dois membros da equipa israelita e capturando nove elementos como reféns. A tensa espera e o trágico massacre que se seguiu foram transmitidos pela televisão perante uma audiência internacional. Fala-se no filme, essencialmente, da retaliação israelita que se seguiu, designada como "Operação Ira de Deus". Avner é um jovem patriota israelita, oficial dos serviços secretos, que é contactado por um oficial da Mossad. Avner é convidado a abandonar a mulher grávida, abdicar da sua identidade e embarcar como infiltrado numa missão que visa perseguir e matar os 11 homens acusados pela secreta israelita de terem arquitectado o ataque em Munique. O pior é que a consciência põe em cheque as convicções destes homens. Será mesmo esta a solução?

Polémica. É a primeira palavra que me veio à mente após saber que este seria o próximo filme de Spielberg. Um passo corajoso do realizador, uma vez que devido ao seu estatuto, a nada é obrigado a fazer. Mas como no filme, a consciência, teve um papel importante na decisão de fazer o filme.
A parte do assassinato dos atletas israelitas só aparece em imagens de arquivo, sendo o filme passado na operação de vingança do governo israelita pela tão temida MOSSAD (Polícia Secreta Israelita).
Já repudiado pelas duas parte do conflito, tanto a Palestina como por Israel, como Spielberg disse já cumpriu o objectivo que era não passar despercebido. Mexer consciências dos dois lados. E o apoio de vítimas destas duas operações só deu mais forças a Spielberg.
Nomeado recentemente para 5 Óscares, entre eles melhor Filme e Realizador, SPielberg consegue um dos aclamados pela crítica, de todos os seus filmes, pelo menos da americana. Da portuguesa é esperar para ver.
Eu por mim vou mesmo tirar a prova por mim mesmo, já hoje.

O Leopardo (Il Gattopardo) - Depois de "Aurora" de Murnau, chega mais um grande clássico do cinema. Este um pouco mais recentemente, mas ao mesmo tempo muito aliciante de ir ver no grande ecrã. Por muito que queiram dizer, no cinema é mesmo diferente.
Filme realizado por Luchino Visconti com Alain Delon, Burt Lancaster e Claudia Cardinale, três grandes actores de outros tempos.

Em 1860, Garibaldi inicia o movimento de unificação de Itália. D. Fabrizio (Burt Lancaster) é um aristocrata que tenta manter o anterior modo de vida, apesar dos tempos de mudança. Para D. Fabrizio a ascensão da burguesia é uma ameaça. Mas numa manobra astuta, o aristocrata combina o casamento do seu sobrinho Tancredo (Alain Delon) com Angélica (Claudia Cardinale), filha de um rico e influente administrador de propriedades. Fiel aos seus valores, D. Fabrizio consegue assim manter acesa a chama do antigo regime.

A reciclagem e recuperação de "obras primas" do cinema é sem dúvida uma boa opção para os cinemas. E depois do exíto de "Aurora" e de saber que o dinheiro entra a decisão é obvía. Os portugueses querem mais clássicos nas salas de cinema. Quantos mais melhor.
Pessoalmente vou tentar ir espreitar este, possivelmente só no Nimas. Mas as estreias deste mês são particularmente implacáveis em termos de qualidade.
Para apreciadores de cinema clássico este é um daqueles obrigatório. Visconti é rei. Para quem não é apreciador, este poderá mesmo vos pôr no grupo de apreciadores.

Na Escuridão (The Dark) - Este era um daqueles que já não esperava que aparecesse nas nossas salas de cinema. Se calhar estou a fazer confusão com outro título. Posso estar errado. Até pensava que isto já cheirava a mofo. Felizmente, neste título não usaram a tradução literal, "O Escuro". Assim está bem melhor.
Filme realizado por John Fawcett com Maria Bello, Sean Bean e Richard Elfyn.

Uma jovem família muda-se para uma remota zona rural. É aí que Adelle terá de enfrentar um sinistro mundo paralelo para salvar a filha, apanhada na teia de um passado maligno, um espelho de imagem distorcida do mundo real. Adelle terá de enfrentar as suas mais profundas inseguranças neste sinistro universo. O que verá ela na escuridão?

Na escuridão é um bocado difícil ver alguma coisa mas quem sabe.
Já sei devo estar a confundir este filme com o "The Darkness".
Um filme de terror da Grã-Bretanha. Tenho boas recordações do ultímo que de lá veio, "A Descida" mas deste nunca ouvi falar. Ainda não estreou nos E.U.A., disso tenho a certeza.
Qualidade existe? Alguma talvez mas como já disse noutras análise eu não apostava dinheiro nisso. O trailer tinha alguma coisa de original mas também nada verdadeiramente aterrador. Cheirava a terror light por todos os lados e não nada que deteste mais que coisas "Light". Ou é terror "hard-core" ou não vale a pena.

Rent - Ok, um musical. Já estou de pé atrás. Depois da banhada chamada "Chicago" não me está a apetecer começar a ver homens e mulheres que desatam a cantar sem razão aparente.
Filme realizado por Chris Columbus (sim o do Harry Potter, quem diria) com Rosario Dawson, Taye Diggs e Wilson Heredia. Praticamente todo o elenco foi o que actuou na Broadway e fez deste musical um grande êxito.

Revolucionária ópera-rock, "Rent" conta a história de um grupo de boémios que luta para se exprimir através da sua arte, na East Village de Nova Iorque, enquanto se esforça para atingir o sucesso e tenta superar a pobreza, a doença e o fantasma da sida. Roger é um aspirante a compositor, fechado desde o suicídio da sua namorada, que está relutante em iniciar um novo romance com a sua vizinha de baixo, Mimi Marquez, uma bailarina de danças exóticas. O companheiro de Roger, Mark, é um realizador que tenta equilibrar a arte e o comércio. A sua namorada Maureen, uma artista, trocou-o recentemente por uma advogada chamada Joanne. Tom Collins é um professor de filosofia que, depois de ser assaltado, é salvo pela sua alma gémea, um animado baterista de rua. E finalmente Benny, um ex-amigo que os abandonou desde que casou com a filha do seu senhorio, vai tornar-se no inimigo quando ameaça despejá-los.

Perceberam alguma coisa? Isto parece uma salganhada desgraçada. Foi arrasado pela crítica americana, que até gosta, normalmente de musicais. Chega a Portugal e o que esperam? Que o pessoal vá ver?
A mim não me apanham nem pintado. Se por ser musical já estava com um atrás agora um musical de salganhada estou com os dois bem longe da mesma.
Os musicais clássicos MGM ainda se gramam mas os mais recentes... Arghhhhh.
Se forem ver vão sofrer as consequências. Imaginem alguém que começa a cantar num metro. Que visão bonita. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Wolf Creek - Um filme de terror australiano com honras de ser exibido em Cannes. Uauuu. Isto deve querer dizer alguma coisa não. Pelo menos que é original, coisa que americanos se esqueceram do que quer dizer em filmes de terror. Aprendam...
Filme realizado por Greg Mclean com Peter Alchin, John Jarratt e Cassandra Magrath. Perfeitos desconhecidos mas poderá estar aqui uma boa surpresa de terror.

Liz, Kristy e Ben, três jovens australianos, decidem visitar o espantoso Parque Nacional de Wolf Creek para verem uma misteriosa cratera provocada por um meteorito. No regresso, não conseguem pôr o carro em andamento e, isolados no parque imenso, resolvem aguardar por auxílio. Felizmente, ao anoitecer, chega Nick, um homem da região, com o seu enorme camião, que oferece ajuda. Mas ao raiar da manhã do dia seguinte, os três percebem que Nick não tem a mínima intenção de os tirar dali.

As paisagens australianas imensa, dizem que, reforçam o sentimento de impotência das vítimas face ao assassino com "cara de anjo". Parece que quer ajudar e depois... Esses são sempre os piores.
Reconheço que ainda não vi o trailer mas abriu-me o apetite todo o "hype que o rodeia. Será merecido. Por vezes é outras não é. E com desconhecidos tem de se arriscar.
Se houver oportunidade sou capaz de dar uma espreitadela. Mas vai ser dificil com as estreias da semana.

Esta seman aconselha-se Spielberg com "Munique". É o filme da semana.
Mas aquele "O Leopardo" é um caso a ter em conta.

Até para a semana.

3 Comments:

Blogger Gustavo H.R. said...

Será mesmo que há cabimento na existência de produções tão cruéis quanto WOL CREEK?

03 February, 2006

 
Blogger Pedro_Ginja said...

Mais cruel são os filmes de Rob Zombie...

Isso é que dizem que é do piorio...

Mas há gostos para tudo. Gore Hard core não é comigo mas um gorezito até vai...

07 February, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

Pelo menos, o "Munich" vale a pena ver :)!

Cumps.

07 February, 2006

 

Post a Comment

<< Home