Your Place for cinema

Thursday, September 29, 2005

Estreias da Semana - 29 Setembro

Pois é, esta semana temos uma barrigada de estreias e parece que vão continuar nas próximas semanas. Tou a ver que querem que passe a vida a escrever no Blog. Para falar de 8 estreias só pode ser.
Esta semana temos um filme de um cineaste de culto, um de futebol (parece que com continuação), o filme-chunga de terror da praxe, um filme de um ex-Monthy Pithon, um filme que se procura, um filme sobre telemóveis um pouco sangrento (por ser feito por quem é só pode ser), um filme sobre virgens e claro não podia faltar um filme com Cristhopher Lambert (o homem é mesmo imortal, não "deslarga" o osso.

A Dama de Honor (La Demoiselle d'honneur) - Pois é... Quando uma lenda do mundo do cinema faz um filme é sempre um acontecimento (apesar de nunca ter visto nenhum filme que fez) para todos os verdadeiros cinéfilos. Filme realizado por Claude Chabrol com Benoit Magimel (outra promessa do cinema francês) e Laura Smet (no papel de Dama de Honor) são os actores principais.

O Filme acompanha a vida de Philliphe. Philippe vive com a mãe e as duas irmãs. Christine é cabeleireira, Sophie, a irmã mais velha, vai casar-se, e Patricia, a irmã mais nova, tenta como pode escapar a algo que não sabe muito bem o que é. No casamento de Sophie e Jacky, Philippe conhece Senta, uma das damas de honor que é prima do noivo. Até à data um homem racional Philippe apaixona-se e isso não seria grave se Senta fosse uma rapariga normal. Mas ela transporta-o para um universo em que ele perde todas as suas referências. Será que ela mente quando diz que foi “actor”, quando diz que só se vive plenamente depois de se ter plantado uma árvore, escrito um poema, feito amor com alguém do mesmo sexo. Será que ela mente quando, com um sorriso, sugere que por amor é preciso saber matar alguém?...

Parece um verdadeiro exercício de thrilher digno de um bom Hitchcock. A história do filme promete mas com a avalanche de estreias desta semana vai passar um pouco despercebido. Um mestre do cinema geralmente não desilude e Claude Chabrol é assim considerado (é da Nouvelle Vague certo???). A ver sem reservas se já tens alguma rodagem no visionamento de filmes. Para os iniciados no mundo da cinefilia começem por uma coisa mais simples.

Golo! (Goal!) - Só não percebi a parte do ponto de exclamação??? Significa o quê? O filme seria outra coisa se lá não estivesse. Isto seria uma boa discussão num fórum de psicologia mas é melhor não entrarmos por aí.
Filme de Danny Cannon (é mesmo o maluco do CSI) com Kuno Becker - Santiago Nunez (que parece é desconhecido mas dá uns toques na "rapaqueca"), Anna Friel (a miúda de serviço, também desconhecida) e Alessandro Nivola (adivinhem,vamos lá..... mais um desconhecido). Em termos de actores estamos num perfeito nevoeiro. O que irá sair daqui???

Quando Santiago Munez atravessou a fronteira mexicana para a América aos 10 anos, ele tinha duas coisas na sua posse: a sua bola de futebol e uma velha fotografia do campeonato do mundo. Trabalhando em empregos humilhantes enquanto cresceu em Los Angeles, a paixão de Santiago era jogar futebol... Até que consegue um contrato milionário para jogar em Inglaterra no Newcastle United ao lado do grande Shearer. É o sonho de todos os miúdos pisar os grande relvados da Liga Inglesa (excepto Stamford Bridge não é Mourinho????hehehe).

Um filme sobre futebol. Isto não costuma correr nada bem quando se passa para filme... É só lembrar aquele filme com o Stallone e o Pelé numa prisão a jogar com os guardas ou o mais recente com o Vinnie Jones também numa prisão...ou aquele.....bem acho que já perceberam a ideia.
Não o vou ver ao cinema...Vou esperar pelo próximo ano para o ver em televisão...Não deve valer mesmo o esforço.
E a parte do preço da fama também deverá ser retratada, com as drogas, gajas, doenças, lesões, ganhar no ultímo minuto com um golo antológico quando na realidade são 90 minutos a correr atrás de uma bola, com frangos, porradas de três em pipa, agressões, cotoveladas, mau futebol.
Uma verdadeira liga Portuguesa BetandWin.com

O Mito (Trespassing) - Nunca me canso de elogiar as grandes traduções de títulos do cinema português. Esta é apenas mais uma para juntar ao cardápio...
Filme de James Merendino (que nunca ouvi falar) com Estella Warren (uma modelo transformada em actriz...deve ser verdade) e Daniel Gillies (outra lenda do cinema - hihihi). Este filme nunca ouvi falar e garanto que não estreiou nos E.U.A. Por isso isto é muito mau sinal. o Filme chunga de vídeo americano está de volta...

Carl Bryce, inexplicavelmente, estrangula o seu cão, mata o pai à facada e queima a sua mãe e a si mesmo vivos assim como parte da casa. Vinte anos mais tarde, Mark, um estudante de Sociologia, entrevista o Dr. Rosen, seu professor para a pesquisa que está a fazer para a sua tese sobre o que leva à formação dos Mitos. As últimas pesquisas de Mark sobre o Mito que está a investigar: o duplo homícidio de Bryce e posterior suicídio, tem um antecedente até agora desconhecido: uma famosa atriz usou aquela mesma casa como refugio nos anos 20 e acabou por matar o seu amante e por cometer o suicídio ali também.

Eu parei na parte de estudante de Sociologia. Mata o cão, a mãe e o pai. O pormenor de matar o cão é especialmente sordido...Estou em pulgas para ver esse momento electrizante (caiimmmmmmmmm)...
Se é este o argumento é especialmente ridículo. Um estudante de Sociologia a investigar um crime??????Please...help me...
Vou parar de escrever. Quando algo é tão ridículo tenho tendência a escrever só asneira.

Os Irmãos Grimm (Brothers Grimm) - Estão a ver é tão simples traduzir...Brothers - irmãos. Agora O Mito - Trespassing????
Terry Gilliam está de volta aos filmes depois da sua eterna maldição para completar um...(o filme sobre D.Quixote ainda tem de ser feito - acho que merece). Este ano vão estrear dois Tideland e este "Os Irmãos Grimm". Com Heath Ledger (com a barba por fazer à três dias) e Matt Damon no papel dos dois irmãos. Ainda conta com a belíssima Monica Bellucci (que está em todas desde Spike Lee a Terry Gilliam.

Esta é a aventura dos lendários escritores de contos de fadas, Will e Jake Grimm. A história de dois irmãos que viajam por terras napoleónicas, no ínicio do século XIX, fingindo que livram os habitantes das povoações de monstros e demónios em troco de dinheiro fácil. Mas quando são chamados pelas autoridades francesas para desvendar o misterioso desaparecimento de umas jovens, os charlatães vêem-se forçados a enfrentar forças malignas reais.

Pois é apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo, já diz o ditado popular. E os irmãos Grimm não são excepção. Como filme de Terry Gilliam que se preze este também teve os seus habituais pesadelos de produção com os irmãos Gri... - Weinstein (curiosamente em bancarrota). Só por piada Gilliam queria Heath Ledger irreconhecível com um grande "barbaçal" e os Weinstein queriam com cara de anjo. Ficaram-se pelo meio termo barba de uma semana hehehe.
Eu acho muito bem. Que os realizadores se imponham e claro Gilliam é um verdadeiro génio visual por isso isto deve ser bonito de ver. Muito bonito mesmo. Agora parece que o argumento não é dos melhores e mesmo Gilliam não ficou muito satisfeito e teve de fazer algumas alterações. Esperemos que tenham sido suficientes.
Eu estou numa de rever filmes antigos de Gilliam mas agora espero primeiro ir ver este depois espero ver o Brazil que é um autêntico delírio visual...
Aconselhável...vão por mim...que eu também vou

Procurados (Crime Spree) - Tenho de começar a escrever menos senão não me safo.
Filme realizado por David Mirman com Gerard Depardieu e Harvey Keitel (este é o verdadeiro homem cool - Mesmo num mau papel safa-se sempre).
Parece que é um filme de 2003, por isso já anda a passear por este mundo à muito tempo. E isso nunca é bom sinal.

Daniel é o líder de um grupo de assaltantes em Paris. Quando o seu chefe Bastaldi lhe diz que vão para Chicago assaltar uma casa rica em jóias, parece ser um trabalho bastante fácil... Ao chegarem a Chicago, vão parar ao lado errado da cidade e têm uma complicação com Lamar, chefe do gang local. O que se segue é uma hilariante aventura...

Sei muito pouco sobre este filme e por isso só encontro uma possível razão para o ir ver. Para todos os fãs de Harvey Keitel (com ele até se interpretasse um homem dentro de um fato de hamburger seria cool).
Para os outros esqueçam...

Uma Chamada Perdida (One Missed Call / Chakushin ari) - Finalmente um filme de Takashii Mike. Já estava a demorar. Esperem bom terror e muitas chamadas de telémovel...
Com Kou Shibasaki e Shin'ichi Tsutsumi como principais protagonistas.

A histórias é simples, como qualquer bom filme de terror sádico. O seu telemóvel toca... tem uma chamada perdida... Do seu próprio número, com data futura... na mensagem, a sua voz num grito de agonia... passados três dias, morre...

O que é que isto faz lembrar? Vamos todos dizer em coro........THE RING!!!! (atenção ao uso destes pontos de exclamação).
Realmente a premissa promete mais que o "The Ring" uma vez que ainda utilizamos telemóveis no dia-a-dia enquanto que a cassete de vídeo já estava morta e enterrada...
Eu acho que vai ser assustador mas também acho que não vou ter oportunidade de o ver... É pena a sério mas se fosse imortal iria o ver algum dia (Lambert diz-me o teu segredo antes que te corte a cabeça).

Virgem aos 40 anos (40 Year Old Virgin) - O Filme sobre virgens. O que muita gente esperava aconteceu. Nem sei como é que ainda não tinha surgido isto na mente de ninguem.
Surgiu a Judd Apatow e convidou para o papel de virgem o hilariante Steve Carell (eu parti-me a rir no cinema naquela cena em que aparece a apresentar as notícias e o Jim Carrey faz - como Deus que era - fazer os mais estranhos sons e caretas), também ocnhecido por roubar todos os grandes momentos de comédia a grandes actores do género. E agora é ele o Rei....desculpem virgem...
Conta ainda com Catherine Keener e Paul Rudd.

Carell é Andy. Andy já marcou alguns pontos na vida: tem um bom emprego, um bom apartamento, uma invejável colecção de livros de banda desenhada, bons amigos e acima de tudo... uma boa atitude perante a vida! Mas, no meio de tudo isto, só há uma coisa que ele não tem- ou antes, não perdeu- e nem mesmo por acidente! Andy ainda é virgem e tem 40 anos! (mais uma vez o ponto de exclamação - Scary).

É a comédia da semana. Tem sido um grande exíto e - espanto geral - parece que tem piada. Pelo menos vi o trailer e aquela cena em que lhe dizem para só fazer perguntas às mulheres quando não sabe o que dizer é hilariante...
Prevejo a primeira meia hora delirante e a ultíma meia hora com a comédia romântica da praxe em que tudo corre bem e acaba com a mulher certa e têm muitos filhos e vivem felizes para frente. Pelo meio deve perder a virgindade...hehehe (mais uma vez peço desculpa por contar a história do filme - tenho o dom da previsão de filmes de Hollywood -quando se vêm muitos).

Absolon (Absolon) - Continuo a dizer que as traduções são sempre fáceis. Basta não inventar.
Filme de David Barto. Com o Christopher Lambert, Lou Diamond Phillips e Ron Perlman.

Ano: 2007. Local: Terra. Um planeta no estado de sobrevivência, que se encontra afectado pela praga do sintoma neurológico de degeneração (SND). A única salvação possível, para evitar a extinção da raça humana, é uma droga chamada “Absolon”, extraída de uma planta. Há, no entanto, um pormenor que é crucial e cruel ao mesmo tempo... Esta planta encontra-se apenas num único local: florestas tropicais...

Estou tão farto disto que o oitavo filme a estrear vai ter tratamento duro.
É uma banhada de ficção científica. Querem ver um bom filme de ficção científica. Esperem pelo Serenity da próxima semana. Vai ser um acontecimento...
Agora um filme de 2003, claramente de vídeo, nem sei o que está a fazer aqui. As distribuidoras acham mesmo que isto ia dar dinheiro????

Bem até para a semana. Já estou à cerca de uma hora à frente do monitor e o cansaço já é grande..
A escolha desta semana vai para...."Os Irmãos Grimm" de Terry Gilliam. A NÃO PERDER

0 Comments:

Post a Comment

<< Home