Your Place for cinema

Thursday, October 06, 2005

Estreias da Semana - 6 Outubro

Pois é...
Esta é a segunda semana com uma quantidade massiva de estreias e parece que é para continuar.
Será que se justifica??
Não, uma vez que filmes antigos e de qualidade inferior (leia-se de vídeo) não têm classe parea ombrear com obras cinematográficas ou bons divertimentos.

Hoje temos outra vez grande variedade, adivinhem???
Um filme de terror sobre cavernas (não era melhor ideia terem estreado o "The Descent"???), um filme português que promete (sim é verdade não me enganei e não não estou a utilizar a ironia), um "blockbuster" russo (isto sim é novidade), um com um título demasiado longo, um filme de "sci-fi" de culto, um filme para adolescentes (de super-heróis no liceu...please), para variar um filme de 2003 de vídeo, e um filme psicótico.
A Caverna (The Cave) - Pois é, o filme de terror da praxe. Está em grande o terror, tendo em conta o autêntico deserto que passou durante os anos 80 e inícios de 90. Agora infelizmente já começa a ser demais e qualquer pessoa já tem direito a fazer um. A sério deixem isso para os mestres.
Filme realizado por Bruce Hunt com Cole Hauser, Morris Chestnut, Piper Perabo e a repetente de irmão Grimm da semana passada, Lena Headley.

De um modo simples o filme acompanha as aventuras de um grupo de cientistas nas florestas da Roménia. Descobrem acidentalmente as ruínas de uma abadia do séc. XIII. Mas parece que a abadia está sobre a entrada de um gigantesco sistema de cavernas. Os biólogos crêem haver ali um ecossistema completamente desconhecido e um grupo de exploradores é contratado para investigar.

Muitas criaturas fantásticas e muito "suposto" medo. Os resultados no box-office Americano foram decepcionantes e por muitos nomes que lhe chamem eles até percebem de bom cinema quando querem (são um público muito exigente devido à oferta monstruosa).
É o chamado filme de terror de "ressaca". O lixo produzido por Hollywood quando um filão dá dinheiro. É que se continuar assim o filão esgota-se (para mim já poderia ter esgotado - as melhores propostas têm vindo ou de remakes, do oriente e de algum mestres europeus).
Como já tinha dito, porque é que não foram antes buscar o "The Descent"?? Um filme realmente assustador e com provas dadas na crítica??? Com esta estreia a sua está mesmo ameaçada dado que se passam ambos em cavernas.
Senhores distribuidores, só porque vem da América não quer dizer que seja melhor...
Alice - O filme português do ano? Só poderei confirmar depois de o visionar mas as probabilidades são muito grandes.
Filme de estreante Marco Martins - Mário (estreia auspiciosa) com Nuno Lopes (dizem que fabuloso) e a eterna presença Beatriz Batarda (a musa do cinema português).

Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez. Todos os dias Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu. A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anónima, Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal... A dor brutal causada pela ausência de Alice transformou Mário numa pessoa diferente mas essa procura obstinada e trágica, é talvez a única forma que ele tem para continuar a acreditar que um dia Alice vai aparecer.

Premiado em Cannes com "Certain Regard Jeunes" (se não estou em erro) e já estreado em França com grandes críticas, assim como de toda a imprensa internacional. O palmarés fala por si. E não pode ser coincidência.
Será que o cinema português descobriu a porta da internacionalização?
Poruq é obvio que não pode concorrer com as cinematografias de paises com grandes tradições na área ou sequer com os blockbusters de Hollywood.
Eu considero que sim. O Caminho está encontrado. CInema de qualidade virado para o actor. E temos tantos tão bons.
Está escolhido o candidato português ao oscár de "Melhor Filme Estrangeiro" de 2006?? Quero pensar que sim.
Guardiões da Noite (Night watch / Nochnoy Dozor) - Um blockbuster russo!!! Quem diria à uns anos atrás. Ainda por cima, dizem os realizadores, o primeiro filme russo de terror.
Será que se irá traduzir no primeiro grande sucesso internacional? Terá realmente alguma qualidade. Foi um primeiro, a apostar num grande marketing o que pode significar a entrada no mundo de uma nova industria russa de cinema. Pode ser grande o seu impacto? Quem sabe...

Situado na cidade contemporânea de Moscovo, este filme desvenda a batalha de outro mundo, que começou há mais de 1000 anos, altura em que foi estabelecida uma trégua entre os Protectores da Luz e os Guerreiros das Trevas. Durante séculos, esse equilíbrio instável entre o bem e o mal foi sempre protegido pelas forças ocultas dos Guardiões da Noite. Hoje, nas ruas, o equilíbrio vai mudar e o nosso destino será revelado.

O trailer tinha algum arrojo visual e gostei de alguns pormenores. Mas será que o filme se aguenta por si só?
A incognita sobre a sua qualidade é grande...Não faço apostas mas em cinema e na vida diz-se, Quem não arrisca não petisca.
Por isso aconselho um saltinho a uma sala de cinema.
MULHER COM CÃO PROCURA HOMEM COM CORAÇÃO (Must Love Dogs) - Notaram o título gigantesco?? Eu sei que não precisava de pôr todas as letras em maiusculas mas não resisti. É ridiculamente grande. Mas quem fez a adaptação do título deve ser um "Manuel Alegre" em potência. Tinha de rimar pensou ele.
Filme realizado por Gary Goldberg com Diane Lane (cada vez mais bonita com o passar dos anos) e Jonh Cusack.

A professora Sarah Nolan (Lane) está divorciada há 8 meses e as irmãs Carol e Christine e o pai Bill decidem ajudá-la, colocando um anúncio num site de encontros da internet. O texto é: ‘Voluptuosa, sensual, atraente e divertida. Mulher branca divorciada procura homem especial para partilhar noites cheias de estrelas. Tem que gostar de cães. E quem é que surge do outro lado como principal candidato? O Jonhy...

Eu juro que não vi o filme e nem sequer o trailer mas apostou que o candidato ideal não gosta de cães. E além disso acontecem mais de 100 problemas para eles se juntarem mas no fim adivinhem e digam todos comigo: "Vivem felizes para sempre e têm muitos filhos"...
Eu tenho um dom de adivinhar como se aperceberam todas estas semanas em que funciona o blog. Adivinho sempre o conteúdo de um dos filmes...
Não percam para a próxima semana.
Serenity - Eu devia ser proibido de falar deste filme. Porque perguntam?
Porque vou ser totalmente imparcial.
Porque?
Bem por ser fã de westerns, filmes de Sci-Fi, de diálogos irónicos, de pessoas com problemas psicológicos, de naves espaciais, de bons actores (leia-se com carisma - Nathan Fillon decorem o nome), de tiros e de acção e muito diversão numa sala de cinema.
E isto tudo lê-se apenas numa palavra "Serenity".

Quando Simon rapta a irmã, River, de um laboratório onde ela é sujeita a um programa governamental suspeito, toda a Aliança entra em pânico, pois ela sabe de um segredo que se pretende que fique bem enterrado. A Aliança envia um agente para a recuperar, mas tudo cai sobre terra quando o agente descobre ele mesmo o segredo de River.

Isto já era a premissa da (curtíssima) série de T.V (apenas 14 episódios - que possuo) que foi cancelada. O enorme clube de fãs, formado entretanto fez pressão enorme e aí está a passagem para o grande ecrã??
Isto é tudo obra de Joss Whedon, o criador de séries como Angel e Buffy.
Mas acreditem isto é um caso aparte.
Quando o meu irmão comprou a série e passo a citar a minha opinião
"Que raio é isto um western no espaço e além disso só tem 14 episódios? Grande erro. Dinheiro deitado para o lixo"
Resultado: Tornei-me fã incondicional e o meu irmão nem por isso, apesar de ter gostado.
A melhor diversão no cinema desta semana? Garanto que sim...
Sky High - Escola de Heróis (Sky High) - Temos o tradicional filme de liceu da América. Temos os "jocks", "nerds" as "cheerleaders" e afins. Se percebeste o que acabei de dizer estás contaminado por este tipo de filmes. O que muda? Além disso tudo, neste caso os alunos têm todos super-poderes (Mais um filão que irá ser explorado por Hollywood até cheirar mal- e já começa).
Filme realizado por Mike Mitchell com Kurt Russell, Kelly Preston e Michael Angarano (já mudavas de nome).

Will (Angarano) é um jovem com os habituais problemas de um adolescente no que toca a amigos, notas de escola e raparigas… Para além de todas estas dificuldades, Will tem a pressão adicional de representar a terceira geração da Família Stronghold (Russell e Preston) a frequentar a tão famosa escola de heróis, Sky High.

E o que faltava nos filmes de super-heróis. Começar a fazer sub-produtos no género. O que se segue uma comédia romântica? Um thriller, um filme de terror ou de zombies? Um filme independente, de autor??
Gostam de filmes em que clichés abundam?
Este é, definitivamente, o filme para vocês.
Asilo (Asylum) - A paixão não tem fronteiras poderia ser a frase que diz mais sobre este filme. Filme originário da Grã-Bretanha, é a adaptação de um conhecido livro de Patrick MacGrath.
Realizado por David Mackenzie com Natasha Richardson, Marton Csokas e Sir Ian Mckellen.

Uma mulher torna-se obcecada por um homem, paciente do seu marido psiquiatra, admitido num asilo. O homem é acusado de ter morto e desfigurado a sua ultíma esposa.

O filme está a tornar-se famoso pela suas tórridas cenas de sexo e por alguma violência. Mas infelizmente pouco mais sei sobre o filme.
Tem recebido alguns prémios e conta com Sir Ian Mckellen. Só pode dar um selo de qualidade ao projecto.
As interpretações são, supostamente, de boa qualidade e devem dar um bom passeio pelo cinema mais proxímo.
Agora perguntam eu vou ver?
Não, pois a concorrência entre o filme Português do ano e um filme de ficção científica não tem hipóteses.
Justiça em Directo (Citizen Verdict) - Um filme de 2003!!! Por favor... Se ainda não tinha estreado até agora quem é que se lembrou de o estrear.
Como diz a praxe, o filme deixado para o fim é para dizer mal à força toda.
Filme de Philliphe Martinez (adivinhem? também foi produtor executivo de "Absolom" estreado a semana passada....ai ai) com Armand Assante e Jerry Springer (este nome é realmente sinónimo de qualidade - A Fátima Lopes americana...).

Marty Rockman é um executivo dos média que tem uma ideia no mínimo perturbadora: fazer um programa de TV no qual se julga um criminoso, e quem dá o veredicto são os espectadores. Mas Rockman não quer fazer uma encenação, ele quer a realidade. Para o programa funcionar, são necessários criminosos e vítimas de verdade. E o mais assustador é que ele espera que a pena decidida pelo público seja mantida pelo governo.

Nem sei porque me dei ao trabalho de escrever isto...
Perda de tempo.
Bem tenho de ir trabalhar.

Até para a semana

Esta semana não percam: "Alice" - um grande filme português
Ps: Fico com pena de não dizer "Serenity" mas primeiro sempre o produto nacional, desde que seja de qualidade.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Good buzz for Chitika's eMinimalls
Its seems, to borrow Jensense's headline, that everyone is talking about Chitika's eMinimalls , and rightfully so.
Wow! What a great blog you made, I am really going to bookmark you right now!
If you like then have a look at be happy cause I want to help you making big profits and real cash!
Check it out if you want to earn big and easy ;-)

06 October, 2005

 

Post a Comment

<< Home