Your Place for cinema

Thursday, November 24, 2005

Estreias da Semana - 24 de Novembro

Hoje as estreias da semana não sao muitas. O medo de enfrentar o 4ºCapítulo da saga Harry Potter falou mais alto. Pensam que não?
É assustador perder espectadores só porque o concorrente da semana é de peso. E se estrear outros filmes têm de ser de outro estilo totalmente diferente. Ora vejam:
- Um filme com o feiticeiro mais famoso do mundo (não necessariamente o melhor)
- Um filme com peles ou será lobos (é mais ambos)
- Um filme com muita água (e provavelmente também mete muita)
- Um filme de génios chanfrados da tola (porque é que só os génios é que podem ser chanfrados nos filmes?)

E agora?
Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire) - Mais um Harry Potter. É verdade, para todos os detractores de Harry Potter isto parece não ter fim (pelo menos de sete não se safam). E isto pode mesmo não ter fim desde que a autora queira continuar até ao fim da sua vida a continuar a escrever novos livros. Iam sempre vender que nem ginjas (hehehe - Esta é uma private).
Primeiro filme de Harry Potter realizado por um Britânico (Mike Newell) e tantas coisinhas para ter apenas actores britânicos.´É um pouco estranho não acham. Recusar grandes actores só porque não nasceram numa ilha...
Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint voltam nos papéis principais e com uma catrefada de novos actores britânicos, para variar. De destacar as inclusões de Miranda Richardson (Rita Skeeter), Brendan Gleeson (Moody) e o grande Ralph Fiennes (no papel do maligno Voldermort - upss esqueci-me não devia ter dito o nome dele. Vou morrer uma morte lenta e dolorosa).

É o quarto ano de Harry Potter em Hogwarts e também o ano em que vai acontecer o prestigioso torneio dos Três Feiticeiros. Apesar da pouca idade e experiência, Harry é misteriosamente seleccionado para o torneio, um extraordinário evento internacional em que o jovem feiticeiro competirá contra estudantes mais velhos de Hogwarts e de outras duas escolas de feitiçaria europeias. E, como se o torneio não fosse já preocupação suficiente para Harry, os apoiantes de Lord Voldermort lançam o pânico quando a marca negra, que assinala o retorno ao poder de Voldemort, queima os céus durante o Campeonato do Mundo de Quidditch. No meio de tudo isto, Harry tem ainda de conseguir um par para o Baile de Hogwarts.

Vai começar a entrar a parte de relações de amor entre adolescentes. E aqui o filme pode cair ou brilhar. Não há nada mais ridículo que cenas de amor adolescente mal escritas ou interpretadas. Muitos filmes cairam por causa de cenas assim. Mas claro o Harry Potter vai-se safar porque tem dragões, criaturas estranhas e segundo dizem um aparecimento espectacular de Lor Voldermort. Com o Ralph Fiennes por trás não pode falhar. Vai ser o melhor filme da saga? Ainda tenho as minhas dúvidas. O ultímo até foi bastante bom para blockbuster (dos primeiros dois nem vale a pena falar, são maus demais).
E não digam que digo isto porque não sou fã de Harry Potter. É verdade não sou fanático mas só não li o ultímo livro e tenho visto todos os filmes. Agora quando isso esbarra em querer bom cinema isso não tem perdão. E eu exigo. Como sempre vou ver esta quarta parte, sabendo que não vai ser o filme da minha vida mas exigindo um tempo bem passado.
Façam um teste. Vejam o primeiro filme e o terceiro e vejam as diferenças. São abismais.
Arre Potter que é de mais? Ainda não. Mas quem sabe...
Proof - Entre o Génio e a Loucura (Proof) - Que mania é esta de manter o título do filme e acrescentar outro à frente. Têm medo que a gente não entenda? O pessoal não é burro, ok!!!!
Ou metem um ou metem outro. Agora os dois...
Filme realizado por John Madden com Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins e Jake Gyllenhaal (este homem está em todo o lado este ano, a seguir segue-se Brokeback Mountain e Jarhead).

Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem mulher que há vários anos cuida do seu pai, um brilhante mas instável génio matemático chamado Robert (Anthony Hopkins). À beira do 27º aniversário, Catherine terá de lidar com a chegada inesperada da irmã e ainda de gerir as atenções de Hal, um antigo estudante do pai que espera encontrar inéditos nos cadernos de Robert. Catherine descobrirá também que o amor, a fé e a sanidade são difíceis de provar.

Como disse um crítico do DN (e bem) porque é ´que problemas mentais estão sempre associados, em cinema, a pessoas geniais. Não pode haver loucos, limpadores de chaminé ou varredores do lixo? Isto daria um profundo estudo sociológico para o qual não tenho conhecimentos mas para o qual posso atirar bitaites. Felizmente também existem muitas pessoas geniais e com vidas normais fora disso. A questão genética também deve ter o seu peso. Porque não fazer um filme sobre isso? Um varredor de rua com um problema mental de dupla personalidade. De dia varredor, à noite espião (tipo 007 - mas sem o sete). Grande argumento, que tal??? Não???
Um filme recheado de clichés e que está a ter mais atenção do que merece. A mim cheira-me a banhada a puxar para o choradinho dos seus espectadores. E não há nada mais ridículo que isso.
Na Pele do Lobo (Cry Wolf) - Eu sei que costumo falar mal mas esta tradução não está nada mal. É obvio que a tradução à letra não resultava neste caso (Chora Lobo????). Era ridícula. E escolheram uma que soa bastante bem. Como veêm não sei só falar mal.
Filme realizado por Jeff Wadlow com Jon Bon Jovi e uma catrefada de adolescentes assustados. O actor(ai agora chama-se assim? Tá bem tá) mais conhecido é Jon Bon Jovi? Isso não é muito bom para o filme.

Por causa do mau comportamento, Owen é expulso da escola e transferido para a escola de Westlake, onde uma aluna foi recentemente assassinada nos bosques do "campus" universitário. Owen rapidamente se integra num grupo de alunos, peritos em mentiras, que resolve espalhar o boato na Net sobre um "serial-killer" chamado "O Lobo", que teria cometido o último assassinato e planearia atacar de novo. Mas a mentira pode andar mais perto da verdade do que eles pensam.

O típico "slasher" de terror. Gajas semi-nuas com as mamas a abanar a fugir de alguém. Às vezes até parecem que querem morrer mas isso dava para uma verdadeira discussão sociológica. Desde que "Scream" foi o sucesso que foi não se cansam de repetir a mesma fórmula. A fórmula é barata e dá dinheiro e por isso nunca irá cair. Basta reparar nos actores destes filmes que depois se tornaram alguma coisa. Ainda foram alguns. Isto resulta mesmo.
Agora só caímos no conto do vigário se quisermos. E eu já passei essa fase. Não acham que está também na vossa hora?
Profundo Azul (Into the Blue) - Os filmes em que a água é um elemento essencial são os meus favoritos. Para fazer trocadilhos. "Não há lá nada melhor" (pensar isto dito com sotaque açoriano). E o cartaz. É literalmente para o menino e para a menina.
Filme realizado por John Stockwell com Jessica Alba (ai ai), Paul Walker (ahhhhhhhhhhhhhhh) e Scott Caan (uhhhhhhhhhhh).
Já perceberam a ideía.

Para os caçadores de fortunas, a época dos furacões é uma época abençoada. O fundo do oceano revolve-se e deixa a descoberto tesouros escondidos na areia. Quatro amigos descobrem um antigo navio, mas a ambição desmedida vai semear a discórdia.

Pois é. O velhinho tema de ter uma consciência. Nós achamos que somos moralmente superiores a tudo mas só quando vivemos as situações é que sabemos as nossas verdadeiras reacções. Achar um tesouro? Devolver? Ficar com ele? Partilhar? Matar?O melhor amigo?
Existe pessoal para tudo. Isto daria um verdadeiro estudo sociológico (estão a ver as implicações disto?).
E agora em primeira mão. Será que o filme mete água???
Eu só digo isto, o tesouro está num barco no fundo do mar.
Para bom entendedor, meia palavra basta.
E não digo mais nada.

Não.
Não vale a pena insistir.

A escolha da semana é simples. Se estás a estudar sociologia tens três boas hipóteses. Caso isso não se passe e apenas queiras pura diversão no cinema vai pelo Harry Potter. Eu esta semana estou numa de diversão.

Até para a semana.

5 Comments:

Blogger antonio_subtil said...

Eu não li nenhum livro do Harry potter, não tenho paciencia, mas vi todos os filmes. Dos 3 (até agora)o melhor foi o terceiro, o pior o 2º. O primeiro filme tinha a vantagem de ser novidade, o segundo perdeu isso tudo, quanto ao terceiro era bom por si só, e ajuda-me ginja, foi realizado por um colombiano, ao invés dos outros que foram realizados pelo cris colombus (um policia no jardim escola) argh!
Agora, não creio que os filmes sejam maus como escrevestes, eu até gostei bastante. Estou com bastante espectativa em relação a este ultimo.
E já agora, qual é o melhor feiticeiro do mundo??

24 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Cry wolf traduz-se por "Gritar lobo" como fazia o Pedro da fábula.

24 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Subtil:
Calma....
Eu disse que os dois primeiros nao são grande coisa. Não disse que eram os pioeres filmes do mundo...
O terceiro até é bastante aceitável...
O quarto parece que volta a descer na qualidade mas ainda não vi por isso não vou formar opinião...

Sim o terceiro era realizado por Alfonso Cuáron (de E a tua mão também).

Anonymous:
Ahhhh...
Está-se sempre a aprender...
Obrigado pelo esclarecimento e continua a aparecer..

28 November, 2005

 
Blogger antonio_subtil said...

o que tu disseste foi "O ultímo até foi bastante bom para blockbuster (dos primeiros dois nem vale a pena falar, são maus demais)."

é uma critica bastante forte

" e a tua mãe também" é filme que ainda não vi mas que gostava bastante de ver

28 November, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Eu já fui ver, acompanhada posso dizer com apenas "putos" apesar deste ter uma restrição etária.

Bem no geral gostei, claro que gostei mais do terceiro, mas daí também o meu livro preferido continua a ser o terceiro, e talvez isso também contribua.

Muitas das cenas que vi, correspondiam exactamente ao que eu tinha imaginado ao ler o livro, muito também ficou por contar, uma deturpação aqui e ali, o melhor mesmo é ler o livro.

A minha cena favorita neste filme é sem dúvida alguma a entrada no grande ecrã do vilão cujo nome não deve ser pronunciado. A ascenção do voldemort traduzida pelo ganho de um novo corpo está muito bem, o chamamento dos devoradores da morte, até a zona envolvente está muito perto daquilo imaginei. Gostei muito.

29 November, 2005

 

Post a Comment

<< Home