Your Place for cinema

Wednesday, April 12, 2006

Estreias da Semana - 12/13 de Abril

Pois é. Mais uma vez aqui estamos para comentar os filmes da semana.

Esta semana um dia mais cedo, uma vez que as férias da Páscoa se aproximam e amanhã não venho trabalhar e apenas no trabalho tenho internet para colocar estes posts na Net.
Outra novidade é o facto de referir dois dias para as estreias. A razão é simples. Um dos filmes, "Selvagem", estreia um dia antes do normal, isto é quarta feira dia 12.
E sem mais explicações vamos avançar para as tão aguardadas (ou nem por isso quem sabe) estreias da Semana.
Temos:

- Um filme de animais à solta na cidade (onde é que vi isto???)
- Um filme pesadelo para a Eslováquia
- Um filme que não dá bronca (seria a primeira - Força Spike)
- Um filme que se serve bem frio
- Um filme para ver com a cara metade, desde que tenha mau gosto

Hostel - Pois é. Para os lados da Eslováquia não devem estar muito contentes com o retrato que fazem da Eslováquia no filme. Uma cambada de pervertidos cujo passatempo favorito é matar e torturar pessoas, de preferência com intensos e prolongados derramamentos de sangue. Graças a Deus que não conhecem Portugal, lá nas Américas.
Filme realizado por Eli Roth, tendo como padrinho Quentin Tarantino (ganda padrinho), com Jay Hernandez, Derek Richardson e um tipo qualquer da Islândia (não há paciência para escrever o nome. Processem-me.

Dois estudantes universitários americanos, Paxton e Josh, fazem uma viagem de mochila às costas pela Europa. Pelo caminho cruzam-se com o islandês Oli que lhes vai aguçando a curiosidade acerca de vários locais, especialmente um que o companheiro de viagem descreve como um paraíso para turistas americanos: uma estalagem situada numa pequena cidade eslovaca, fora dos circuitos turísticos, e supostamente cheia de mulheres fantásticas, desejosas de os conhecer. À chegada, os dois amigos depressa se perdem de amores pelas exóticas Natalya e Svetlana. Mas tudo parece demasiado fácil... E rapidamente se vêem envolvidos em situações cada vez mais sinistras.

Realmente os americanos são mesmo tótos. E este filme explora o desconhecimento do mundo por parte dos americanos. E atinge os cúmulos do rídiculo quando é nos E.U.A que a quantidade de crimes violentos e psicopatas é mais elevada. Mas quem é que tem de levar com a bronca... A Eslováquia. E como parolos que são, digamos que as visitas de americanos à Eslováquia vão descer consideravelmente.
Voltando ao filme, temos o horror gore, que voltou a virar moda depois dos anos 70 (verdadeiro templo para os apreciadores de horror). A aproveitar esse recente exíto, temos mais um produto na área. Pouco dinheiro, rios de sangue e muitas visceras. E claro uns estrangeiros estranhos e pervertidos. Que tal olharem para o vosso próprio umbigo???
Sou apreciador de horror, mesmo de gore, mas este não inspira muita confiança. É o instinto a falar...

Infiltrado (Inside Man) - Aqui está o exemplo de uma legendagem simples, mas ao mesmo tempo de alguma qualidade. Eu de vez em quando também elogio estas coisas. SIm, foi mesmo um elogio. Pois é, Spike Lee de volta ao mainstream. Depois de um conjunto de projectos pessoais, volta ao filme para todos. Mas de Spike Lee, nunca se pode esperar o convencional. Por isso não percam este Infiltrado.
Filme realizado por Spike Lee com um elenco de luxo, em que basta pôr o primeiro nome de cada um e são logo identificados, Denzel, Jodie, Clive, Willem, Christopher e Chiwtjel. Conhecem? Bem me parecia.

Junta-se este excelente elenco, para explorar o fascínio do poder, a fealdade da ambição e o mistério de um assalto perfeito neste incendiário thriller. Estes actores interpretam duros nova-iorquinos que procuram despistar uns aos outros para proteger os respectivos interesses.
Deveria ser o assalto perfeito, a obra-prima de um génio: o assalto a um grande banco de Nova Iorque. Mas será que cada um dos envolvidos é aquilo que aparenta ser.

E isto não diz pouco por acaso. O filme deve morrer ou não pela força do argumento, que se adaptado por Lee, para o mainstream, deve ter muita qualidade. Desde que vi "Não Dês Bronca", que Lee é dos meus realizadores de referência. Por ter uma voz única, fora dos cánones da normalidade cinematográfica, mas acima de tudo por ter sempre algo a dizer sobre o que se passa em sociedade. Mesmo nos seus filmes menos bons (maus nunca são) a crítica à sociedade está sempre presente. E acreditem, este não vai ser excepção.
Sem dúvida, recomendável.

Golpe a Frio (The Ice Harvest) - Não foi bem recebido pelo público nos E.U.A. mas também quantas vezes é que já se enganaram? Muitas é a resposta correcta.
Filme realizado por Harold Ramis (o mesmo do mágico, "Groundhog Day"), com John Cusack, Billy Bob e Connie Nielsen nos principais papéis.

É véspera de Natal, na chuvosa e gelada Wichita, no Kansas. Este ano, Charlie Arglist (John Cusack) talvez tenha alguma coisa para celebrar. Advogado dos negócios mais obscuros de Wichita, Charlie e o seu antipático sócio, o duro Vic Cavanaugh (Billy Bob Thornton), conseguiram embolsar a módica quantia de quase 2,15 milhões dólares do "patrão" de Kansas City, Bill Guerrard (Randy Quaid). No entanto, o verdadeiro prémio para Charlie será a estonteante Renata com quem quer fugir da cidade. Mas uma tempestade abate-se sobre a cidade... Quando amanhece, toda a gente - do seu amigo à polícia local - começa a suspeitar do que realmente estará no sapatinho de Charlie.

O frio e este Harold Ramis estão sempre ligados. Tem de haver sempre algo a ver com o tempo e principalmente com neve. Exacto, estou a divagar por coisas sem interesse e acima de tudo sem nexo. Pouco conheço do filme além do que acabei de ler. O que no entanto já é alguma coisa.
A história parece interessante mas este parece daqueles filmes que vai vir e rapidamente vai desaparecer. Está condenado a ser um daqueles fantasmas que todas acham interessante mas nunca ningume viu. E quando estreia um Lee nessa semana as probabilidade de isso acontecer aumentam exponencialmente.

Date Movie - Uma palavra no cartaz da versão portuguesa diz tudo. Em vez de pelos argumentistas de Scary Movie, diz por 2 dos 6 argumentistas de Scary Movie. A conclusão a tirar depende. Será dos dois melhores ou dos piores. A resposta é fácil, dos piores, uma vez que a qualidade não abunda por aqueles lados. Ai ai e para a semana temos o Scary Movie 4 com os restantes quatro argumentistas. Onde vai parar este mundo...
Filme realizado por Aaron Seltzer com Alyson Hannigan, Adam Campbell e Jennifer Collidge.

É a história de Julia Jones que, depois de fazer uma operação plástica total, encontra finalmente o homem dos seus sonhos... Mas, os dois "Viram-se Gregos para Casar" porque ele teve que enfrentar "Um Sogro do Pior" e foi-lhe "Impossível Resistir" à sua grande amiga Andy - uma bela e sexy mulher que desejava acabar com "O Casamento do Seu Melhor Amigo".

Apenas uma palavra me ocorre com a estreia em Portugal deste filme, um atentado para o bom cinema. PORQUÊ????
A resposta também é simples, neste caso, DINHEIRO.
Se quiserem contribuir para a avalanche de sequelas que se seguem como The Sex Movie, The Gay Movie, The War Movie, The Horror Movie, The Sci-Fi Movie e claro o grande exíto, The Oscar Movie.
É só comprar o bilhetinho...Holywood agradece...

Selvagem (Wild) - O novo filme de animação da Disney. Sim , feito antes da Pixar por ordem naquela casa. Além disso a sensação de dejá-vu é muito grande porque será? Madagáscar.....
Filme realizado por Steve "Spaz" Williams com vozes de Kiefer Sutherland, James Belushi e Greg Berg.

Um grupo de animais do zoo de Nova Iorque - um leão, uma girafa, uma anaconda, um coala e um esquilo - partem numa ousada missão para resgatar um leão, enviado por engano para a a selva.

Muito pouco se sabe sobre o filme, nem um trailer vi. A estreia mundial é em Portugal no dia 12. Quem diria???Mais uma.
A Disney a brincar ao 3D depois do semi-exito que foi "CHicken Little". O argumento, posso já dizer, soa a dejá vu e será que alguém quer comprar bilhete para ver uma história muito parecida???
Para isso mais vale ir pelo Ice Age 2. A aposta é bem melhor. Digo eu, uma vez que ainda ningume viu o filme. Enganado? Talvez. Engano-me de vez em quando e por vezes ainda tenho dúvidas.
Este é por vossa conta e risco.

Esta semana aconselho o Spike Lee "Infiltrado". A Não Perder.


Boa Noite e Bons Filmes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home