Your Place for cinema

Thursday, April 20, 2006

Estreias da Semana - 20 de Abril

Mais uma semana de estreias está quase a bater à porta. Começam hoje os novos filmes que vão tentar conquistar o coração dos portugueses.
Qual será o próximo grande exíto de publico? E a crítica elege um favorito novo para o ano?
Esta semana não é muito provável mas como dizem:
- Nunca digas nunca.
Esta semana estreia:

- Um filme com nome de fogo mas muito frio
- Um filme para os alfacinhas
- Um filme que responde à chamada
- Um filme que fecha a trilogia (improvável mas era bom sonhar)
- Um filme para a mãe e fãs do Mr. Bean

Firewall - Indiana Jones, perdão Sr Ford, está de volta. Infelizmente, e para não variar, nos ultímos tempos não acerta uma. Como disse alguém num blog (não me recordo onde), quando é que o Sr. Ford decide arriscar novamente. É como dizem, quem não arrisca não petisca.
Filme realizado por Richard Loncraine com Harrison Ford, Virginia Madsen e Paul Bettany.

Jack Stanfield (Harrison Ford) é um especialista em segurança informática que se tornou conhecido por criar escudos contra os ataques de piratas informáticos que tentam quebrar os códigos dos bancos. Mas Jack não se lembrou de se proteger a si próprio. E Bill Cox, depois de investigar a sua vida e a sua família durante um ano, faz reféns a mulher e os filhos. Para os libertar Jack terá de furar o seu próprio sistema e transferir 100 milhões de dólares.

Alguém se lembra, antes deste filme quais foram os ultímos filmes em que o Mr Ford participou? Pois, exactamente, eu também não. E este parece ser mais um que se vai juntar ao clube dos esquecidos bem rapidamente. Reconheço que estou as escuras no filme mas quando o mesmo é recebido como thriller morno ou mesmo frio (no mau sentido) então acho que o seu destino está traçado neste blog. E a idade do Harrison já começa a pesar nestas andanças de lutas com homems trinta anos mais novos como Bettany. Está na hora de arriscar. Mas parece que não quer ir por aí. O próximo é o Indiana Jones. Haverá aposta mais segura? Não, mas ao menos é divertida.

Lisboetas - O primeiro filho do Indie que devido ao seu prémio consegue estrear em sala. Melhor Filme Português. É sem dúvida razão para comemorar. O Indie começa já a ter algum poder e este ano o mesmo promete. Vai contar novamente com a minha visita, pelo menos um dia.
Filme realizado por Sérgio Trefaut do género documental.

"Lisboetas" é um documentário político sobre a vaga de imigração que nos últimos anos mudou Portugal. O retrato acutilante e extraordinário de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível.É uma janela secreta sobre novas realidades: modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a lugares onde nunca se vai mas que estão lá.

Portugal após ser um país de imigração é agora de emigração. Pessoas de outros países procuram o seu bem estar entre as nossas fronteiras. No caso deste documentário, procuram-no na maior cidade portuguesa, a nossa New York, intercultural. Mas o nosso caminho a percorrer para atingir o seu patamar de multiculturalidade é ainda muito grande.
O retrato de Trefaut agradou ao júri no festival Indie de Lisboa, na sua primeira edição, a que orgulhosamente assisti, no S.Jorge.
Não tive a oportunidade de o ver na altura. Quem sabe agora??

Vem Comigo (Lie with Me) - O exemplo típico da legenda em que o significado duplo de um título em Inglês se perde na (alías péssima) tradução. Enfim. Em relação ao filme, estou às escuras. Filme de origem canadiana, que entra por terrítórios de Instinto Fatal.
Filme realizado por Clément Virgo com Lauren Lee Smith, Eric Balfour e Richard Chevolleau.

Leila é uma mulher sexualmente voraz que se envolve com vários homens. Durante uma festa, cruza-se com David e é paixão à primeira vista. Mais tarde, enquanto faz amor com um desconhecido nas traseiras da casa, David observa-a do carro. Os dois acabam por se envolver, sexualmente claro, já que o sexo é para a sua geração uma forma de comunicação. Mas pela primeira vez os dois experienciam desejos e sensações que vão para lá do físico.

Hummmm, esta é sem dúvida a incognita da semana. O que pode sair daqui. A mim soa-me a cliché. E do maior que pode haver. Repetições com nomes diferentes. Filme de cariz sexual que possivelmente, apenas vive disso. E não tenho mais nada a dizer. Sei tanto ou menos que vocês.

Scary Movie 4 -Que Susto de Filme! - Eu fartei-me no segundo, que achei do humor mais nojento de sempre. E falo de nojento no mau sentido. O 3 e o 4 não devem ser assim tão diferentes. Apenas mudam os filmes parodiados mas os vómitos, diarreias e nojices devem abundar. Se entrarem na sala a responsabilidade é toda vossa.
Filme realizado por David Zucker com Anna Faris, Regina Hall e Craig Bierko (do Cinderella Man para o Scary Movie????Enfim...).

Quarto filme da série "Scary Movie". Uma paródia aos filmes de terror e um gozo descarado a êxitos de bilheteira como "Guerra dos Mundos", "The Grudge - A Maldição", "A Vila", "Saw" e "Saw II", e "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos".

Viram a lista dos filmes? Viram o cartaz do filme. Então acreditem existe 95% de probabilidade de terem adivinhado o argumento do filme. É que a fórmula está mais que gasta. Para quem quer uma diversão nojenta, ignorante e sem a mínima ponta de piada, esta é a aventura para vocês. Como não sou nojento, ignorante e tenho algum sentido de humor vou-me abster. E esperar que a "trilogia" realmente acabe como diz no cartaz. O shaq é actor agora? O apocalipse está próximo.

Uma Família dos Diabos (Keeping Mum) - Desta vez é o título em Inglês que não parece fazer muito sentido. Manter a mãe??? Eles também falham pelos lados de sua majestade. Um família dos diabos com o Mr. Bean na capa vestido de padre parece soar muito melhor. Parabéns senhores tradutores. Até pode ser que dê direito a ganhar alguns espectadores com o titulo e a cara do cómico estrangeiro mais reconhecido em Portugal.
Filme realizado por Niall Johnson com Rowan Atkinson, Maggie Smith e Kristin Scott Thomas.

Cada aldeia tem os seus segredos e Little Wallop não é excepção. Numa pequena casa, na idílica paisagem campestre inglesa, vivem os Goodfellows: Walter, o tímido pároco da vila (Rowan Atkinson, mais conhecido por "Mr.Bean"), a sua mulher, Gloria (Kristin Scott Thomas) e os filhos Holly e Petey. Walter vive tão ocupado com os seus sermões que nem se apercebe que a filha Holly muda todas as semanas de namorado; que o introvertido Petey é o saco de pancada dos rufias da sua escola; e que Gloria está tão farta de tudo que se dispõe a fugir para ao México com um instrutor de golfe. É então que aparece Grace, uma governanta amorosa que parece fazer desaparecer todas as preocupações. Mas tudo tem um preço e os Goodfellows percebem que a nova governanta tem muito que se lhe diga.

Existe sempre um mas. Não dá para evitar. Até parece a vida real. Nem tudo é perfeito, e este filme não deve ser excepção. Até bem longe disso. É Rowan Atkinson como Harrison Ford a jogar mais uma vez pelo seguro. Desde os tempos de Black Adder e de vez em quando no Mr.Bean que o seu humor é o mais inócuo possível. Onde está o sarcasmo, os maus modos, a ironia. Era bom que os bons velhos tempos voltassem. Mas é isso, nunca voltam.
Uma nova série do Black Adder, desta vez no tempo actual era a jogada perfeita. Eu estava lá para ver. O regresso de Baldrick era tão bonito.
Uma pessoa pode sonhar...
Ahhh, o filme não vale o dinheiro que se paga por ele, acreditem.

Esta semana aconselho o "Lisboetas". É português, ganhou no Indie Lisboa e é um documentário com temática interessante. Estão convencidos?

A partir de agora e após ideia recolhida num blog da concorrência, abro as hostilidades no filme desancoselhado da semana (ver imagem em baixo - Eu avisei). E esta semana é tão fácil, como tirar um doce a uma criança, "Scary Movie 4 - Que Susto de Filme!".

Até para a semana.

Boa Noite e Bons Filmes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home