Your Place for cinema

Wednesday, June 14, 2006

Estreias da Semana - 15 de Junho

Mais uma semana de estreias em Portugal.
E em pleno Mundial, o tempo parece de crise para o cinema. E nota-se nas estreias. Não existem "blockbusters" nas imediações. Apenas filmes intimistas, indie ou estrangeiros. Isto significando, não americanos. Sim, porque em Portugal, os filmes portugueses são, na realidade "os estrangeiros".
Esta semana, temos então:

- Um filme de cravo e canela (talvez só canela)
- Um filme de lulas e baleias (as duas em caldeirada)
- Um filme de estranhos "em casa"
- Um filme de (pouco) ritmo ou sedução
- Um filme de e para fãs de "roulottes" (só para esses)

Um Toque de Canela (Politiki Kouzina) - Ora aqui está algo que não se vê todos os dias. Um filme de origem Grega. Também é uma produção turca mas a cinematografia é bastante mais rica. Neste caso não posso discutir as traduções do filme mas parece-me indicado olhando para o cartaz do filme. A canela está lá.
Filme realizado por Tassos Boulmetis com George Corraface e Ieroklis Michaelidis.

Fanis, um conceituado professor de astrofísica, recebe uma carta do seu avô, que foi o seu mentor, um homem muito especial com uma peculiar filosofia culinária. Ao saber da doença do avô, Fanis decide partir de imediato, numa viagem que o fará reencontrar também o seu passado.

O "road movie" em busca de um passado deixado para trás mas nunca esquecido. Isto é comum a toda a gente. Todos temos um passado de que queremos fugir. Mas um aviso meu, simplesmente não somo suficientemente rápidos para lhe fugir. Apanha-nos sempre. Pode ser mais tarde ou mais cedo mas ele chega.
De uma filmografia desconhecida não posso afirmar muita coisa mas se chegou por terras lusas deverá ter algum valor. Agora poderá ser devido a ter sido um grande exito na Grécia ou pelos seus méritos cinematográficas. Nem sempre os dois coincidem. A entrar com reservas.

A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale) - Um dos anunciados injustiçados dos últimas nomeações dos Óscares de Holywood mas quantos não existem na história do cinema na mesma situação. Muito bem recebido pela crítica portuguesa e regado a 3 ou 4 estrelas (até 5 estrelas, máx). Isto promete. O filme da semana está encontrado.
Filme realizado por Noah Baumbach com Jeff Daniels, Laura Linney e Jesse Eisenberg.

Bernard Berkman (Jeff Daniels), académico e escritor, e a sua insatisfeita mulher Joan (Laura Linney), aspirante a escritora, desistiram do seu casamento. Os seus dois filhos, Walt, de 16 anos e Frank, de 12, lutam com os seus sentimentos confusos e conflituosos. Para um a passagem para a idade adulta é comovente, mas para o outro é dolorosamente prematura.

Diz-se que o filme é autobiográfico, do realizador, mas já veio a público dizer que nem tudo se passou desta maneira. Algumas coisas foram inventadas para melhorar o argumento. O que é certo é que estamos na presença de um dos melhores de 2005 que ainda não tinha estreado por aqui em Portugal. E finalmente chega às nossas salas. Eu serei um dos que irá preencher. E se no Brasil ainda aparecer, não percam.

Estranhos em Casa (Winter´s Passing) - Vem com o selo indie americano que já nos deu coisas muito boas e outras nem tanto. E claro que menos meios nem sempre significa maior qualidade. O buzz ainda não existe por isso este filme é ainda bastante desconhecido. Seremos nós os primeiros a conhece-lo? Não seria a primeira vez.
Filme realizado por Adam Rapp com Ed Harris, Zooey Deschanel e Will Ferrell.

Reese Holden é uma actriz de teatro com vinte e poucos anos, a quem um dia oferecem cem mil dólares pela publicação das cartas de amor que o seu lendário e arisco pai, o romancista Don Holden (Ed Harris), escrevera à sua mãe já falecida, Mary, uma aclamada escritora. Em busca dessas cartas, Reese viaja de Nova Iorque para a sua terra natal no Michigan. Aí encontra o pai desleixando a sua saúde e vivendo com dois jovens inquilinos: uma antiga estudante universitária, Shelly, e um aspirante a músico, Corbit. Reese não aprova de imediato os jovens inquilinos, mas com o tempo começa a apreciar estes improváveis novos familiares e reconcilia-se com o pai.

Isto no fundo está a contar a história do filme, mas quem sou eu para o negar. Se calhar está tudo trocado e nada disto acontece. Uma coisa é certa, Ed Harris está irreconhecível. Estará à procura do Oscar que lhe foge à bastantes anos? Ainda não deve ser desta mas é um grande actor e onde estão grandes actores estão bons filmes? Infelizmente também não. A experimentar mas sem grandes esperanças de um grande filme. Espero que o seja mas a desilusão é sempre o nosso pior inimigo numa sala de cinema.


Ritmo e Sedução (Take the Lead) - Na senda do programa da RTP "Dança Comigo" em que celebridades portuguesas são convidadas a dançar chega-nos esta proposta de dança que é sempre bem recebida por estas paragens. Basta pensar no último "Vamos Dançar" com Richard Gere que foi um autêntico exito de bilheteiras. Será que este segue pelo mesmo caminho?
Filme realizado por Liz Friedlander com Antonio Banderas, Rob Brown e Yaya DaCosta.

Antonio Banderas protagoniza "Ritmo e Sedução", uma comédia romântica inspirada na história verdadeira de Pierre Dulaine, um professor de dança de Manhattan que disponibiliza o seu tempo para ensinar danças de salão a um grupo de estudantes de uma escola de Nova Iorque que estão de castigo. Inicialmente, os alunos ficam bastante cépticos, até porque as danças de salão não os seduzem, mas o professor acaba por convencê-los a entrar num concurso.

A história dos cépticos que se convencem dos prazeres de qualquer coisa, neste caso a dança, já foi muito revisitada no cinema. E o americano é pródigo nessa temática. Será este apenas mais um. Uma história de superação das nossas limitações e das nossas condições de vida para triunfar num mundo adverso. O tratamento não será realista mas de um optimismo lacinante. Dar esperança às pessoas de um mundo melhor. Mas isso dá trabalho. É preciso trabalhar. Mesmo para ser um grande dançarino. Mas acima de tudo é preciso paixão. E para triunfar este filme precisa de muita. Será que a tem?

Com a Casa às Costas (RV) - Robin Williams está de volta. Até à cerca de 2 anos atrás era o meu actor de referência e quem me iniciou na paixão pelo cinema e no caso dele, no da comédia. Continua a não haver actor tão expressivo como ele (Jim Carrey soa sempre a muito exagerado - artificial) mas digamos que o fascínio passou. Quem me leva ao cinema agora são realizadores, argumentistas. Os criadores. Mas o primeiro é sempre o primeiro...

Bob (Robin Williams), a mulher Jamie e os filhos, de 12 e 15 anos, precisam de passar férias juntos. Por isso decidem ir até ao Havai. Mas Bob muda de planos e, sem os avisar, troca a viagem a um paraíso tropical por uma atribulada aventura, numa carrinha, no Colorado.

A comédia leve, sem grandes atractivos cinematográficos. Não esperem cinema mas apenas diversão. E é Robin Williams a voltar aos grandes papéis comicos que andava a evitar de há algum tempo para cá.
Estará ainda em forma? Isto é como andar de bicicleta. Quem sabe nunca esquece. Se não houvess um tal filme de lulas e baleias, este teria alguma hipótese mas neste caso terá de ser relegado para segundo plano. Mas espero poder vê-lo num DVD perto de mim.

Esta semana aconselho e se leram isto tudo o "A Lula e a Baleia" de Noah Baumbach. Um dos grandes de 2005 ainda por estrear chega (atrasado) para nos alegrar o espiríto cinematográfico. A não perder.

Ps: Uma conversa nada informal. Será uma conversa?


Do lado do não temos o "Ritmo e Sedução". Não é nada pessoal mas parece-me ser a opção mais fraca. E gosto muito de ver dançar. Dançar é outra coisa mas em termos de cinema será o mais fraco.

Até para a semana.

Boa Noite e Bons Filmes.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Hi people
I do not know what to give for Christmas of the to friends, advise something ....

03 December, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

Hello. Good day
Who listens to what music?
I Love songs Justin Timberlake and Paris Hilton

04 December, 2006

 

Post a Comment

<< Home