Your Place for cinema

Thursday, August 25, 2005

Estreias da Semana - 25 Agosto

Esta semana, voltamos ao dia do costume (quinta-feira) para anunciar e comentar sobre as estreias de cinema nas nossas salas de cinema.
Esta semana temos a estrear entre nós 5 filmes, entre os quais puderá haver uma boa surpresa e também um grande filme em perspectiva. Sobre isso falaremos de seguida…

À Boleia pela Galáxia ( Hitchiker´s Guide to the Galaxy) – Este filme é uma verdadeira incógnita. Realizado pelo desconhecido Garth Jennings, é a adaptação de um livro famoso com omesmo título de Douglas Adams. Entram nele alguns actores conceitudados como Jonh Malkovich e Stephen Fry, alguns desconhecidos como Bill Bailey e algumas promessas como Mos Def e Zooey Deschanel.
Foi um verdadeiro exito de bilheteiras no Reino Unido e uma das grandes surpresas nos U.S.A. Isso quer dizer alguma coisa?? Pode ser que sim, pode ser que não.
A história acompanha o terráqueo Arthur Dent, que não está nos seus dias... A sua casa vai ser demolida, o seu melhor amigo é extraterrestre e para culminar o planeta Terra vai ser destruído para abrir caminho a uma via híper espacial. Arthur só tem uma hipótese de sobreviver: apanhar boleia de uma nave espacial.
É um filme, primeiro, para fãs de ficção científica e só depois para um fã de comédia. Por isso se és ambas as coisas é bem possível que partas o coco a rir (esperem mais um humor britânico pois o livro foi escrito e é realizado por um, igualmente).

Os Edukadores (Die Fetten Jahre sind Vorbei – o quê? Isso tudo só dá edukadores, e mal escrito por sinal) – Se o ultímo era uma incognita, este é um completo segredo. Também tenho que admitir que o meu forte não é propriamente o cinema alemão. Os unícos filmes alemães que me lembro de ter visto foram o Goodbye Lenin (também com Daniel Bruhl – é um faz tudo na Alemanha) e a Queda, que acompanhava os ultímos dias de Adolf Hitler.
Voltando ao filme, é realizado por Hans Weingartner (vem atrasado é de 2004), com o já citado Daniel Bruhl e Julia Jentsch. Está citado como sendo uma comédia, com algum drama e conta a vida de Jan e Peter. Jan, Peter e Jule vivem a sua juventude rebelde. Estão unidos pela paixão de mudar o mundo. Jan e Peter tornam-se "The Edukators," e de uma forma não-violenta, passam os dias a avisar os vizinhos ricos que os seus dias de riqueza estão contados. As complicações surgem quando Jule se apaixona por ambos os amigos.
O cinema alemão costuma por vezes (muito raramente) ter umas boas surpresas, mas com a qualidade de alguns filmes a estrear esta semana não penso que seja este um deles. O próprio tema não me inspira muito

Os Psico-Detectives (I Heart Huckabees) – Finalmente chegou. Um filme já estreado há tanto tempo nos E.U.A. e só agora chega por cá. Realizado por David O. Russell (o mesmo que realizou Três Reis, grande filme por sinal sobre a 1ª Guerra do Iraque) com um elenco verdadeiramente estelar, Dustin Hoffman, Isabelle Huppert, Jude Law, Mark Wahlberg e Jason Schwartzman.
De um modo simples (pois o filme tem fama de tudo menos de ser um filme fácil – ficam já avisados), Convencido que uma série de coincidências recentes contêm o segredo para os grandes enigmas da vida, Albert Markovski procura a ajuda de uma agência de detectives deveras original... Que o levará a questionar a própria essência da vida. Numa tentativa de descortinar o significado de todos estes acasos, Albert consulta Bernard e Vivian Jaffe mais conhecidos como Detectives Existencialistas, um casal “metafísico” que investiga intrepidamente os mistérios mais íntimos dos seus clientes. E a investigação tende a tornar-se algo… intrincado.
Eu não tenho certeza, mas para apreciadores de cinema este é sem dúvida o filme da semana. Eu aconselho, e espero pessoalmente ter a oportunidade de o ver.

Uma Viagem Chamada Amor (Un Viaggio Chiamato Amore) – Pois é, é o filme romântico da semana. E vem de um país que é, supostamente, um dos mais românticos de todo o mundo, a Itália. E das italianas nem se fala…..ui….
Realizado por Michelle Placido (mais uma vez, repitam comigo, Quem?), com Laura Monante, Stefano Accorsi (actualmente os actores italianos são verdadeiros desconhecidos – quem não se lembra de Bertolucci, de Sofia Loren e de realizadores como De Sica, Fellini e outros – está em crise de estrelas actualmente).
Nora, é uma mulher culta nos seus quarenta, charmosa e independente. Quando ela deixou a sua terra-natal, chamava-se Rina. Outrora, foi uma mãe que tentou o suicidio, esposa de um marido violento que conseguiu engravidá-la e, ao mesmo tempo, desesperá-la. É aí que Nora toma a decisão difícil de abandonar todos, incluíndo o seu filho Walter que ela adora. Nessa altura, ela deixa de ser a jovem frágil e confusa de outrora. Actualmente, a nova Nora, vive em Florença e é uma pessoa completamente diferente. Os seus amigos são políticos, pintores, escritores e todos admiram-na, considerando-a uma grande escritora e intelectual. A vida de Nora foi marcada por uma longa sequência de relações sentimentais intensas até que tudo se desvanece... quando ela conhece o jovem Dino Campana, o maior poeta de então. A troca inicial de correspondência, mais ou menos formal, conduzem-os a um encontro. Quando Nora vai ao encontro do poeta, ela já sabe o que o seu coração lhe reserva.
Uma verdadeira telenovela e dessas já temos muitas nos ecrãs lá de casa, não precisamos de ir ao cinema. Deve estrear só nas Twin Towers (os grandes impulsionadores do cinema italiano por cá mas sem grandes resultados). Para mim é de certeza um não categórico.

Valiant – Os Bravos do Pombal (Valiant) – O filme de animação da semana. Sinceramente, já não há paciência para animação a 3D. E a animação tradicional? A história é com pombos??
Inglaterra, 1944. Valiant é um pequeno e ansioso pombo-bravo que sonha tornar-se um herói. Bugsy é um preguiçoso e "pouco asseado" pombo de cidade que paira sobre Trafalgar Square. Snoby é um sofisticado pombo de Oxford. Charlie e Tango são dois pombos irmãos que reúnem em entusiasmo e força o que não têm em esperteza. Apesar de muito diferentes, todos têm um destino em comum: alistarem-se no prestigioso Serviço Real de Pombos Correio (SRPC).
A história é rídicula, pombos???? Qualquer dia estão a fazer um filme com formigas…..espera aí já fizeram…
Eu adoro animação, a sério que sim (esperem ainda este ano pelo rei da animação tradicional Myazaki do fabuloso Princess Mononoke, regressar com Howl´s Moving Castle – esse a não perder).
Os actores, que dão voz na versão original até são bastante de respeito, mas isso já não é novidade. Até parece que o actor tem de ter no currículo o trabalhar num filme de animação.
Já não fui no Madagascar (por saturação) e neste também não me vão apanhar. Só o próximo dos estúdios da PiXar me vai fazer regressar a ver um filme de animação 3D.


A escolha desta semana é difícil mas vou optar, por uma questão de currículo e da grande espera para o ver, Os Psico-Detectives (I Heart Huckabees).

Até para a semana.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home