Your Place for cinema

Tuesday, October 11, 2005

Crítica de Cinema - Serenity

Qual é a razão porque pomos os pés numa sala de cinema?
Por acaso já se perguntaram alguma vez, qual é a razão porque vão ver determinado filme em detrimento de outro?
Com a avalanche de estreias a que assistimos actualmente nas salas de cinema têm de ser feitas opções. Mesmo por quem vai uma vez por semana ao cinema (só a semana passada existiram 8 novos filmes a estrear), a escolha já começa a ser díficil.
Esta ultíma semana tinha aconselhado e ainda aconselho o filme “Alice” mas tenho de admitir não consegui resistir ir a uma sessão de “Serenity”.

Porque é que tal aconteceu?
Não pensem que já não vou ver ver o “Alice” porque a verdade é que vou sem hesitar.

Então porquê?
A resposta é simples. Fanatismo.

Quando Simon rapta a irmã, River, de um laboratório onde ela é sujeita a um programa governamental suspeito, toda a Aliança entra em pânico, pois ela sabe de um segredo que se pretende que fique bem enterrado. A Aliança envia um agente para a recuperar, mas tem de contar com a protecção da tripulação a bordo da nave “Serenity”. E o segredo que River guarda é bem obscuro…
De uma maneira simples é disto que trata a história.
A diferença entre o grande ecrã e o pequeno é nas personagens e é aí (para quem conhece a série) que o filme perde. Serenity apenas tem duração para que o Cap.Malcom Reynolds (Nathan Fillon -actor com letra grande e grande carisma – o novo Harrison Ford, sem exagerar) e River Tam (Summer Glau – com uma boa interpretação mas sem o carisma desejado). Os restantes ficam apenas por pequenas frases ou momentos definidores. Para quem conhece a série é tudo bastante compreensível, mesmo quando começam a falar uma língua estranha sem qualquer nexo nem tradução (é cantonês – Chinês). Mas não sei porque resulta bem e uma pessoa até percebe o que dizem (geralmente coisas não muito abonatórias).
Diálogos irónicos, momentos muito negros (como o que é necessário fazer para salvar a nossa própria pele em momentos críticos), humor bem temperado (os 20 que assistiram à minha sessão eram poucos mas o riso era audível) e muita diversão.
Tempos bem passados? Sem dúvida, duas horas de total diversão.
Não é sempre necessário ter um potencial filme das nossas vidas em tudo o que vemos…
Por vezes basta um “good clean fun”

Nota do Filme – Serenity - Fãs da Série “Firefly” 8/10 (****), Outros 6/10 (***)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A fantastic blog. Keep it up. Here's a subject that interests many. I have a vacation rental website with listings of vacation rentals and vacation homes throughout the USA and more.

Come and check it out if you get time :-)

11 October, 2005

 
Blogger David Santos said...

sou fã de ficção cientifica.
tenho de ir ver

12 October, 2005

 

Post a Comment

<< Home