Your Place for cinema

Thursday, November 03, 2005

Estreias da Semana - 3 Novembro

E mais uma semana começa. Sempre com novos filmes para serem descobertos e amados, odiados ou simplesmente ignorados.
E como em todas as semanas esta tem para todos os gostos.
Temos um filme sobre jardinagem mas de outro tipo, outro com muitos sapatos, outro com muita música, um sobre animais, outro com muitos relâmpagos e um remake de um jogo de computador.



O Fiel Jardineiro (The Constant Gardener) - Nem sempre as traduções à letra ajudam e esta é uma delas. O fiel jardineiro??? Bela maneira de vender o peixe, neste caso o filme...
Filme de Fernando Meirelles (sim, o mesmo de Cidade de Deus) desta vez na sua primeira experiência em Hollywood. Com dois actores de calibre internacional como Joseph Fiennes e Rachel Weisz. Adaptado de um best-seller de Jonh Le Carré, o filme demonstra um demarcar de terreno por parte de Meirelles. Posso fazer qualquer tipo de filmes e não apenas filmes sobre deliquentes e marginais. Daí que tenha partido para uma ideia, continente e elenco desconhecido. Isto já demonstra muita coragem pelo menos agora se o resultado é bom...
A história inicia-se numa zona remota do norte do Quénia. A brilhante activista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. E como tal, tudo indica tratar-se de um crime passional. Os membros do Alto Comissariado Britânico em Nairobi partem do princípio que Justin Quayle (Ralph Fiennes), o marido de Tessa, um pacato diplomata sem ambições, deixará o assunto ao cuidado deles. Mas não podiam estar mais enganados... Assombrado pelo remorso e revoltado com os rumores sobre a infidelidade da sua mulher, Justin embarca numa perigosa odisseia para limpar o nome de Tessa e também para "terminar o que ela iniciara". Uma viagem que o levará aos meandros da poderosa indústria farmacêutica e às terríveis verdades que a mulher estava à beira de revelar.

Será que o risco de Meirelles compensou. Pela amostra de crítica internacional e pelo bom resultado de box-office que o filme está a ter parece que o provérbio de "Quem não arrisca não petisca"lhe sorriu. Sabiam que as cenas rodadas em África (ou seja quase todas) foram rodadas sem extras mas com a população em geral. A interacção dos actores, segundo Weisz, resultou muito bem e ela adorou a experiência de improviso. Mas quando se filma a realidade (e especialmente em África) por vezes não é bonito de ver. Penso que o filme também abre consciência para o problema vivido em África e como actualmente ainda continua a ser explorado por uns quantos poderosos. É segundo a ONU o continente mais explorado e mal-tratado pela comunidade internacional.
Por isso os gritos de alerta nunca são demais.
Na sua Pele (In Her Shoes) - O velho drama das mulheres que compram sapatos para esquecerem as suas vidas e não enfrentarem os problemas. Calma, mulheres, não é preciso baterem. Existem algumas excepções hehe... Filme realizado por Curtis Hanson (o mesmo que se meteu com o Eminem num filme) com o monumento Cameron Diaz e a grande actriz Toni Collette. E uma lenda viva como Shirley MacLaine é sempre bem-vinda num elenco.

Maggie e Rose Feller são duas irmãs que à excepção do ADN e do número de sapatos que calçam não têm nada em comum. Maggie é uma rapariga que colecciona empregos desde que deixou a faculdade e que acha que o seu maior trunfo é a sua beleza. Rose é uma advogada de sucesso, com falta de confiança em si própria e que não se sente bem na sua pele. Mas depois de uma desavença, ao descobrirem a avó materna que julgavam já ter morrido, as duas irmãs chegam à conclusão que...

Queriam mais não era? pois é não pode ser pensam que isto basta vir ao meu site e assim saber tudo sobre os filmes e não ir à sala. Acho que descobri a razão da recente crise cinematográfica. Ando a revelar os finais de alguns filmes e assim ninguém vai ver...Ummm E será que este vale a pena? Isto pelo trailer parecia um daqueles filmes para gajas mas depois vejo críticos a dizer que se calhar até tem uma boa história e boas interpretações das actrizes.Em quem acreditar? Acho que o melhor é mesmo irem ver. E esqueçam lá os filmes piratas que isso não tem qualidade nenhuma. Cada vez gosto mais de cinema e isso só é vivido numa sala.

Por isso, já a correr à minha frente...

Habana Blues - Eu até já sou uma pessoa que lê algumas coisas de cinema (essencialmente americanas ou inglesas mas também algumas portuguesas e europeias e disto nunca ouvi falar. Parece que caiu do nada. Filme realizado por Benito Zambrano (filme cubano, espanhol e francês ao mesmo tempo - ganda salganhada) com Alberto Yoel, Roberto Sanmartín e Yailene Sierra. Exactamente quem? Quem sabe um será a próxima estrela latina.

Ruy e Tito passaram anos a trabalhar para realizarem o sonho que partilham: tornarem-se músicos famosos. Tito vive com a avó, também ela uma grande senhora da música, e Ruy vive com a mãe dos seus filhos, que sustenta a família através da venda de artesanato. Até que um dia, dois produtores musicais espanhóis chegam a Cuba, descobrem o seu extraordinário talento e oferecem-lhes um contrato de gravação em Espanha. Os dois músicos enfrentam agora um dilema: conseguirão deixar para trás aqueles que amam para seguirem um sonho que pode comprometer a sua música?

Aí a velha cantiga de cumprir um sonho de criança. Uma coisa é certa nunca é tão simples ou igual ao que imaginamos. E tendo em conta o mundo actual em que vivemos temos de engolir muitos sapos para o cumprir. Comprometer o nosso gosto musical para vender discos (todas as indústrias só pensam em lucro) não em qualidade (a não ser que estejam aliadas - mas isto só se já fores conhecido). O sonho comanda a vida? Infelizmente não é bem assim porque depende de outros homens.

Hoje estou muito filosófico. Cuidado.

A Marcha dos Penguins (La Marche de L'empereur) - Um documentário. Acho que muita gente ainda tem a ideia que documentários de animais só na T.V na sic aos domingos ou na RTP aos sábados de manhã. Agora no cinema?? Será possível???É verdade é possível. Filme realizado por Luc Jacquet com muitos actores de renome do mundo animal e fruto da sua admiração pela história deste extraordinário animal, o Penguim-Imperador (Ver foto).

Um documentário que conta a história dos pinguins imperadores e do seu ciclo de reprodução, único no mundo, misturando amor, drama, coragem e aventura, no coração da Antártida, a região mais inóspita do mundo. O filme, que se tornou no maior sucesso francês nos Estados Unidos, segue as pegadas da migração anual dos pinguins, uma história extraordinária.

Além de ser o filme francês que mais dinheiro fez, foi também o segundo documentário mais rentável de sempre depois do polémico Michael Moore (vocês sabem qual!!!). Razão para ir ver? Para documentaristas, amantes da vida animal agora para todos? Penso que não vai ter o sucesso de outros locais mas espero ser surpreendido...

O Som do Trovão (The Sound of Thunder) - Este filme traz más notícias. E isto não é só por causa dos trovões e relâmpagos. Isto era daqueles filmes para ir directamente para vídeo mas por obrigação contratual tinha de estrear nas salas de cinema. Um filme de vídeo disfarçado de grande cinema. Estes são os piores. Filme realizado por Peter Hyams com um bom elenco, Edward Burns, Ben Kingsley e outros. Mas não se deixam enganar. Olhem só para a história:

Num futuro próximo, viajar no tempo será uma excitante realidade. Quem tiver dinheiro pode despertar os seus instintos assassinos adormecidos, participando em safaris que remontam à pré-história e onde é possível caçar dinossauros. Nesta aventura há três regras essenciais: não se pode mudar nada no passado; não se pode deixar nada para trás; e, a mais importante, não se pode trazer nada no regresso. Pois a mais ligeira alteração poderia mudar o curso actual da evolução de uma maneira imprevisível. Baseado num conto de Ray Bradbury, "O Som do Trovão" começa no ano de 2055, na Baixa de Chicago, onde uma agência de viagens, a Time Safari Inc., domina o lucrativo mercado das viagens no tempo com um pacote pré-histórico exclusivo de caça, o bilhete mais "in" na cidade.... Até que o impensável acontece: alguém quebra as regras. E a evolução descarrila para fora do seu trilho.

Mas espera aí isto até soa bem. Adaptado de uma história de Ray Bradbury (uma lenda da ficção científica) com uns pormenores interessantes sobre viagens no tempo e dinossáuros. tenho mesmo que ir ver.

Como já disse não se deixem enganar. Isto é tudo muito bonito mas quando um filme estreia por lei só pode significar uma coisa. É UMA MER....Mas até contraria a teoria da evolução e tudo???Já disse esqueçam... Next film.

Doom - Sobrevivência (Doom) - Acho que essa parte do sobrevivência era escusado. Só quem nunca viu um computador à frente durante os anos 90 ou esteve isolado como um eremita numa ilha deserta de uma dimensão paralela é que não ouviu falar deste jogo de computador. Ai as tardes passadas a jogar isto. Foram tantas...Filme realizado por Andrzej Bartkowiak com Karl Urban, Rosamund Pike e Deobia Oparei.

Na Estação de Pesquisa de Olduvai, uma instalação científica em Marte, algo terrível aconteceu. A comunicação entrou em colapso e as poucas mensagens que passam não são encorajadoras. Os investigadores da estação abriram inadvertidamente uma porta e soltaram o próprio Inferno.

Mas esperam lá isto não era um jogo de computador?? Cinema, salas de cinema. Será que temos um controlador e jogamos durante o filme decidindo qual será o seu final. Se o vício não for muito ficamos pela primeira sala e ao fim de 20 segundos saímos da sala de cinema. Agora e os viciados. Passam a vida na sala de cinema. Acho que os distribuidores não pensaram bem nisso...

O que? Um filme. Então mas isto não era... Epá já não percebo nada disto. O que é que vem a seguir um filme do Bloodrayne ou cumúlo dos cúmulos do Dungeon Siege??

Pelo Uwe Boll...Aiai é o fim do mundo...

Depois de um momento de comédia, uma vez que nenhuma estreia esta semana tenho de aconselhar o "Fiel Jardineiro" de Fernando Meirelles. Não é de certeza por causa do título é pelo filme.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home