Your Place for cinema

Wednesday, October 19, 2005

Estreias da Semana - 20 de Outubro

Mais uma semana de muito cinema. Não tanto como de costume mas ainda são 6 estreias. Pois é numas semanas fartura, noutras não existe nada que nos chame claramente. Esta é uma dessas semanas.

Temos um remake de um filme de terror (pela 1000ª vez este ano), um filme em busca do António, um filme com russas mas sem ser russo, um filme que doi só de ouvir, mais um clone de American Pie e para finalizar um filme afiado.

Amytiville - A Mansão do Diabo (The Amytiville Horror) - Eu bem pensava que este ano já estariamos salvos do enésimo remake de um filme de terror antigo. O cinema de Hollywood está mesmo em decadência em termos de terror. A uníca coisa que produz são remakes de filmes ou japoneses ou dos tempos áureos do terror americano (Anos 70 e 80). Filme realizado por Andrew Douglas com Ryan Reynolds (lembram-se dele em Blade 3 - eu não) e Melissa George (Alias - série de tv numa das séries).

A 13 Novembro de 1974, no interior de uma casa, em Amityville, a Polícia depara-se com um arrepiante cenário que viria a abalar toda uma comunidade: uma família inteira fora assassinada... Um ano depois, Ronald e Kathy Lutz mudam-se com os filhos para aquela que julgam tratar-se da casa dos seus sonhos- a mesma onde tiveram lugar os macabros homicídios.

Já estou literalmente "borrado" de medo. Foi um grande flop nos E.U.A. (os gajos são parvos mas aprendem - acabem com os remakes please tenham ideias novas) mas por cá por alguma razão vão fazendo dinheiro a rodos. Mas uma vez e o "The Descent"? Para quando a estreia de um filme de terror original e de qualidade? Se gostam de terror abstenham-se e tentem antes ver a versão original dos anos 70. Bons velhos tempos...Assustadores pelo menos numa sala de cinema. Agora nem por isso.

Anthony Zimmer - O filme centra-se na busca de António Zimmer. Quem é esse gajo? Perguntam vocês. Bem a resposta parece que é só no final do filme por isso se a vontade for muita tem mesmo de ser. Filme Francês realizado por Jérôme Salle com a bela Sophie Marceau e Ivan Attal.

De um modo simples a história acompanha François(Attal). Durante a sua viagem de comboio com destino a Cotê d’Azur, François é abordado por Chiara (Marceau), uma mulher misteriosa que o convida para passar o fim de semana com ela. Seduzido pela sua beleza, ele aceita e acaba por se apaixonanr perdidamente. Pouco tempo depois, ele descobre que na verdade ela o está a manipular, fazendo de conta que ele é o seu marido, Anthony Zimmer, um homem caçado por assassinos profissionais e perseguido pela polícia.

Mas onde é que está mesmo esse gajo. Esta semana a produção francesa está em força com duas estreias em cartaz. Não sei se aconselho este filme. Tenho dúvidas por isso têm de confiar no vosso instinto cinematográfico e somar todas as partes para ver se vale a pena.


As Bonecas Russas (Les Poupées Russes) - Um filme francês sobre russas? Parece confuso mas não é assim tanto. É a sequela de Residência Espanhola (lembram-se à uns anos atrás) mas inteligentemente não lhe chamaram a residência espanhola 2. Nem sequer a residência russa mas apenas as bonecas russas. Filme realizado por Cédric Klapisch com Romain Duris (como foi dito por mim há bem pouco tempo - a nova esperança no cinema europeu) acompanhado por Audrey Tatou ( a certeza do cinema europeu - se bem que aqui num pequeno papel) e Céccile de France. Em resumo bonecas russas (Gajas Boas).

Cinco anos depois das suas aventuras em Barcelona, Xavier, o herói de 'A Residência Espanhola' vive agora em Paris e conseguiu realizar o seu sonho de infância: é escritor. No entanto, sente-se um pouco perdido, pois ganhar a vida como escritor não é assim tão simples como ele poderia supor. Para além disso a sua busca pela mulher perfeita fá-lo saltar de namorada em namorada, numa série de relações inconsequentes. E será que a irá encontrar no fim do filme? (essa é que é a dúvida - isto não é uma comédia romântica americana previsível).

Vi o trailer e achei bastante piada. O cinema Francês está cada vez mais a aperfeiçoar a linguagem do trailer. Conciso, ao assunto e neste caso interessante. Os 30... Todos vamos lá chegar e parece que este quer ser o manual indicado. É dar um saltinho a uma sala de cinema. E não é preciso ir ao Monumental pois vai estrear no Colombo (é verdade. não estou senil - finalmente abriram os olhos para cinema sem ser americano - não é que não seja bom mas não dar hipótese de escolha). E tem a Audrey Tatou nem que seja por pouco tempo. Ai audrey audrey

Os Quebra-Ossos (The Longest Yard) - Um filme de futebol americano a estrear em Portugal? Só mesmo tendo Adam Sandler no elenco. É que o pessoal, em geral, não percebe patavina do desporto e pensa que são só uns gajos a atropelarem-se mutuamente (eu ainda sei umas coisitas). Filme realizado por Peter Segal (escravo realizador de Sandler - parecem cola sempre juntos os dois) com Chris Rock e Burt Reynolds (onde é que te foste meter Burt? já tens idade para ter juízo!!).

Paul Crewe (Sandler) era uma estrela do futebol americano, que devido a um acidente de trânsito sob o efeito do álcool, é detido e condenado a 3 anos de cadeia. A pedido do director da prisão de Allenville, Crewe é transferido para lá, a fim de pôr ao serviço dos guardas prisionais os seus conhecimentos futebolísticos. Quando Crewe consegue treinar uma equipa de reclusos para defrontarem a equipa dos guardas, o director apercebe-se de que pode perder o jogo e ameaça Crewe com a prisão perpétua.

Sim porque o director de uma prisão tem o poder para tudo inclusive condenar uma pessoa de 3 anos para prisão perpétua. Porque não a pena de morte. Só por esta descrição no filme perde logo toda a credibilidade (que já não era muita com Sandler e Rock - os dois actores mais insuportáveis de sempre -no elenco). No entanto não pensem que sou um intelectual que nunca viu um filme de Adam Sandler porque vi basicamente quase todos (ainda hoje me parto a rir no Águas - o filme mais estúpido de sempre). Não há mal nenhum em querer ser parvo por 90 minutos mesmo adorando cinema. Agora aconselhar outras pessoas a ir ver isso é demasiado cruel. Este só mesmo em vídeo (em cinema não).

Sempre a Bombar (The Long Weekend) - Tenho as minhas dúvidas que tenha estreado nos E.U.A. O que é muito mau sinal. Para além de ser um clone de American Pie (mais um - por favor parem) é tão mau que vai directamente para vídeo. Espero estar enganado. Ohhhh quero lá saber. FIlme realizado por Pat Holden (adivinhem quem? - é o António hehe) com Chris Klein (de outros filme qualquer) e Brendan Fehr (um alien de "Roswell").

Querem mesmo saber do que trata o filme? Vocês são mesmo masoquistas. Olha aqui vai. Com o fim-de-semana à porta, Ed está sobrecarregado de trabalho e anda com falta de sexo. Mas o seu irmão Cooper, mulherengo de primeira, tem outros planos: fazer com que Ed tenha sexo. De mães solteiras a strippers, passando por mulheres desesperadas e já nada jovens, todos os encontros são um desastre.

Os americanos são patéticos. Está tudo com falta de sexo por isso é que fazem as asneiras que fazem e estas tristezas a que chamam filmes (porque cinema não pode ser de certeza). Não é de 2003 mas é um filme de vídeo. Agora o que é que está aqui a fazer pergunto eu? Isto é daquelas coisas que nem em vídeo vai ter sucesso. Blockbuster nem vale a pena pensarem nisso. E vocês que leêm isto ainda menos (sim, tu aí - o meu uníco blogger que ainda lê isto -eu).É triste.

Sete Espadas (Qi jian / Seven Swords) - Um filme à boa maneira oriental. Histórico mas nem por isso. Admito que não consigo resistir a um bom Tigre e Dragão e a Heróis. Estará este nessa categoria. Talvez não mas também não é de deitar fora. Pelo trailer pelo menos... Filme realizado por Tsui Hark (tão envolvido no projecto que rebolava no chão e morria de frio só para avnçar e demonstrar para o actores o que pretendia - Canal 2 e os seus making of de filme ajudam) com Leon Lai, Charlie Yeung e Donnie Yen. Serão eles os sucessores de Zhang, Lau e Li quem sabe...

As artes marciais são proibidas após a Manchúria dominar a China. Um violento militar é encarregado de fazer com que a proibição seja cumprida, fazendo com que um veterano lutador inicie uma jornada para impedi-lo. Existem 7 lutadores que resistem (as sete espadas do título) em que cada uma tem as suas características especiais - e são bem especiais) e que não desistem da sua arte. Entretanto forma-se um triângulo amoroso (eles adoram este triângulos não acham?).Irão ser bem sucedidos?

Um filme oriental tem sempre uma fotografia bonita e espectacular e as cenas de lutas de espada são mais uma vez de primeira qualidade. Para apreciadores de artes marciais e filmes deste tipo este não oferece muitas dúvidas. Para os outros não terá tantos motivos de interesse. Mas quem sou eu para dizer? Mas digo na mesma, saltem já para uma sala de cinema. Eu simplesmente não resisto.

Hoje a escolha foi entre dois filmes (apesar de não haver nenhum obrigatório) e vou optar pelo filme europeu. "As Bonecas Russas" de Cédric Klapisch. A não perder. Até para a semana.

E bons filmes

0 Comments:

Post a Comment

<< Home