Your Place for cinema

Wednesday, November 30, 2005

Estreias da Semana - 1 de Dezembro

Mais uma semana, mais uma voltinha pela estreias semanais. Desta vez parece que vão ser cinco. Continuo a considerar que este é o número aceitável e máximo de estreias. O mercado português não consegue comportar mais do que isto. Simplesmente não consegue.
As semanas das oito estreias são sempre caóticas.
Esta semana o que temos? Perguntam vocês e bem:
- Um filme com uma Vida Inacabada (Mais subtil não podia ser)
- Um filme com um Exorcismo
- Um filme com Reis e Rainhas
- Um filme com o Oliver
- Um filme com e para gajas - peço desculpa por dizer isto -(e os seus namorados em atrelado)

Uma Vida Inacabada (An Unfinished Life) - Este é aquele tipo de filme fora de tempo. Isto à uns anos atrás era sinónimo de Óscares (Lasse Halstrom, veteranos do mundo cinema, sobre a vida real, o choradinho, um toque Miramax). Actualmente nem por isso. Estes dramas de pacotilha têm os dias contados. E o público já se apercebeu. Não somos parvos.
Filme realizado pelo já citado Lasse Halstrom com Robert Redford (Mr. Sundance), Morgan Freeman e Jennifer Lopez. A história? O Costume.

Einer (Robert Redford) e o seu capataz e amigo Mitch (Morgan Freeman) vivem e trabalham juntos há 40 anos no rancho de Einer, seguindo as suas próprias regras. Até ao dia em que são surpreendidos por Jean, a nora de Einer, que está a tentar fugir do passado. Einer e Mitch têm então de descobrir uma forma de se adaptar à nova vivência, ao mesmo tempo que terão de aprender a ultrapassar a dor de perder alguém.

Este ainda é daqueles produtos Miramax à moda antiga. Quer dizer antes de ter desaparecido. Mas ainda conseguiu que tivessemos Um "Moulin Rouge"...Arghhhh
Sinceramente, e como todos, nos primeiros anos ainda caí neste tipo de dramas com selo Miramax mas sinceramente já não há paciência. E no fundo a Miramax não desapareceu apenas mudou de nome. Agora vem com o selo Weinstein. Comigo o selo já não pega. De fugir a sete pés.
O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose) - Exorcismo. Por muito que já não esteja na ordem do dia, exerce sempre um grande fascínio. Falo por mim pelo menos. Só vi o exorcista à uns anos atrás quando estreiou novamente nos cinemas e a impressão foi verdadeiramente duradoura.
Filme realizado por Scott Derrickson (exactamente, quem?) com Laura Linney, Tom Wilkinson e Jeniffer Carpenter (que aparenta ter uns grandes pulmões. Dizem que aqueles gritos ressoam e ressoam mesmo depois do filme acabar).

Emily Rose (Carpenter) começa a ter alucinações e comportamentos estranhos após a sua ida para a faculdade. Parece possuída por uma força demoníaca, mas os médicos acreditam que a rapariga sofra de epilepsia psicótica, apesar de nunca terem visto um caso de tal magnitude. Depois de várias tentativas de tratamento, Emily é sujeita a um exorcismo, que não corre como se esperava. O padre (Wilkinson) acaba por ser acusado por negligência pela morte de Emily Rose. Aí entra uma advogada (Linney), com o objectivo de tentar provar a inocência do padre em questão. O que descobre é que não é muito agradável.

Eu vi o trailer desta coisa e senti arrepios. E acreditem não sinto arrepios com tudo. Para mim medo é isso e não aqueles sustos fáceis de cinema, como tentam impingir o terror actual. E um filme que causa arrepios está bem por mim. Grande sucesso e grande surpresa de bilheteira. De que ninguém estava à espera mas que já era esperado. Mistura de drama de tribunal, com drama familiar e terro só pode cheirar a novidade e chamar as pessoas ao cinema. No fundo as pessoas querem ser surpreendidas e não comer sempre do mesmo. Por isso queremos originalidade senhores realizadores e produtores de cinema. Estamos fartos de remakes e produtos esquematizados.
E este filme está lá. E eu também. Cati, este é para ir ver sem dúvida. Terror do melhor.
Reis e Rainhas (Rois et Reine) - Reis e rainhas mas nos tempos modernos. É isso que este filme pretende mostrar. A vida dos reis. Espera aí, mas isto não mete sangue azul. Então, não sei do que trata ou até sei. É um daqueles titúlos filosóficos.
Filme realizado por Arnaud Desplechin com Emanuelle Devos, Mathieu Amalric e Catherine Deneuve ( a grande senhora do cinema europeu).

Ela, Nora (Emmanuelle Devos), aparentemente radiosa, está quase a casar. Ele, Ismaël, (Mathieu Amalric), internado à força num hospital psiquiátrico, está quase a tocar o fundo do abismo. Estas duas histórias fundem-se quando a futura esposa propõe a este antigo amante, que ela amou apaixonadamente, que se torne pai adoptivo do seu filho, nascido de uma primeira relação.

Segundo a Premiere, o filme mistura Bergman com Chaplin. Bem, grande elogio...Isso é uma mistura explosiva. Mas não será um pouco com misturar uma base a um ácido. Corre sempre mal. Muito mal. Ummmmmmmmmm...

Sinceramente não sei o que dizer. Geralmente é assim com filmes europeus. Ainda estou muito americanizado. Mas vou tentando abrir horizontes o que já não é mau.Oliver Twist - Este poster está muito interessante não acham? Pois é, voltando a falar do filme. Mais uma adaptação de Charles Dickens e inclusive pode-se dizer mais uma adaptação de "Oliver Twist". Não serão já demais. A vossa opinião não sei mas para mim duas já são demais. A não ser que a primeira fosse muito má (o que não é o caso). Filme realizado por Roman Polanski com o grande Ben Kingsley no papel de Fagin e Barney Clark no de Oliver Twist. Penso que todos já conhecemos a história mas mesmo assim aqui vai.

Conta a história do pequeno Oliver, que, depois de sair do orfanato onde foi criado, conhece Artful Dodger, um pequeno ladrão, que o apresenta ao sinistro Fagin. Fagin chefia um grupo de bandidos malabaristas, especialistas em fazer desaparecer carteiras e outras coisas tais. Apanhado pela polícia num dos assaltos de Fagin, Oliver é entregue a Mr. Brownlow, um homem simpático que se torna seu benfeitor. Mas Fagin volta a encontrá-lo, leva-o e obriga-o mesmo a participar no assalto à casa do próprio Mr. Brownlow. Será que Oliver conseguirá libertar-se dos ladrões e regressar um dia a casa do seu benfeitor para iniciar uma nova vida?

É realmente uma daquelas histórias inspiradoras e de mudança de consciência que tanto Dickens gostava de escrever. E que actualmente é tantas vezes adaptada ao cinema. Só que algumas vezes com outros nomes e noutros tempos, mas no entanto nunca mudando o essencial. Ou seja temos o mesmo filme contando e filmado muitas e muitas vezes. E o que é em demasia cansa-me.

E a Vocês?Enquanto Estiveres Aí (Just Like Heaven) - Eu sei que prometi que não falava mais do títulos dos filmes traduzidos mas não resisto mais uma vez. Qual é a relação entre um e outro? Já pensaram?. Exactamente não há. EM termos de comédias românticas gostam muito de inventar. Se o Exorcismo de Emily Rose fosse uma comédia romântica provalvelmente chamar-se-ia "Para de gritar Ó Emily, eu Amo-te". Conclusão disto tudo. Parem de inventar. Não seria melhor pôr "Ligação Celestial", ou "Amor no Apartamento" ou "Não acordes o Fantasma" ou "As Flores que nunca te Darei" ou ainda "Mulher Gigante, Homem Insignificante" - este ultímo é lindo(olhem para o poster?). Tenho ou não tenho jeito. Isto para inventar qualquer um serve.

Quando David (Mark Ruffalo) aluga um apartamento encantador em São Francisco, a última coisa que espera - ou deseja - é ter companhia. Mas, quando se começa a instalar, aparece Elizabeth (Reese Witherspoon), uma rapariga muito teimosa, que insiste que ela é a proprietária do apartamento. David acha que houve um enorme mal entendido... até que Elizabeth desaparece de forma tão misteriosa quanto tinha aparecido. E mudar as fechaduras não trava Elizabeth, que aparece e desaparece - a maior parte das vezes para repreender David pela forma como trata o apartamento... Convencido que ela é um fantasma, David tenta ajudá-la a passar para "o outro lado". Mas, embora Elizabeth se aperceba que se encontra num estado algo etéreo - consegue atravessar paredes... - está igualmente convencida que ainda está viva e não vai passar para lado nenhum. À medida que Elizabeth e David procuram a verdade sobre ela e a sua actual situação, a relação entre os dois transforma-se em amor. Mas os dois não terão muito tempo antes dos seus projectos de futuro em conjunto se evaporarem.

Oh, meu Deus. Já disse tudo (Ou neste caso o publíco - Não fui eu). E agora já não vale a pena ir ver o filme. Mulheres de Portugal façam um boicote. E namorados obedeçam. Eu sei que disse que faltavam comédias românticas mas não é preciso atropelar agora, não é. Já CHEGA.

A escolha desta semana é muito simples. É o uníco filme que não trucidei nesta crítica. "O Exorcismo de Emily Rose".

Até para a semana.


2 Comments:

Blogger antonio_subtil said...

eu não o tipo de pessoa que se impressione facilmente, seja o the ring o silencio dos inocentes o alien ou filmes de zombies, nada me faz impressão.

Nada a não ser filmes sobre exorcismos...

Não vi o exorcista e não faço intencões de ver e este vai pelo mesmo caminho, vi o trailer e foi suficiente para me sentir incomodado, e volto a dizer que isso não é facil!

já agora, sugiro-te ginja, que ponhas aqui no blog a história por detrás do exorcista, que está marcada pelo suicidio da protagonista principal, a miudinha...

Quanto ao filme com a fantasma, sim, está-se mesmo a ver que deve ser uma daquelas comédias romanticas intragaveis de cortar os pulsos. Mas de uma coisa tens de concordar a resse é uma atriz e peras, não estou a falar no que salta á vista, mas nos seus dotes como actriz. é certo que ela fez os legally blonde, mas fez outros grandes filmes entre os quais ligações perigosas? que é um filmes fantastico, inclusive na banda sonora.

01 December, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

Este é o tipo de comentário que faz uma pessoa manter a escrever num blog.

Obrigado pelo Feedback Subtil e só um conselho.
Tens de ultrapassar esse medo de exorcismos...
A sério não doí nada...É Como as injecções parece que vai doer mas depois não doí nada...
Um abraço

05 December, 2005

 

Post a Comment

<< Home