Your Place for cinema

Friday, March 03, 2006

Estreias da Semana - 2 de Março

Esta semana começa com cinco novos filmes para nos deliciar. Quer dizer, alguns nem por isso mas uma coisa é certa. Os Óscares ainda dominam as estreias com dois novos filmes nomeados para as estatuetas a estrearem entre nós esta semana. Um deles mesmo, para melhor filme.
E a considerar temos:

- Um filme em que boas maneiras e sorte se misturam
- Um filme agri-doce (daqueles que doí)
- Um filme com fama de bom apesar do nome ruim
- Um filme com fama de mau e que é mesmo mau - Ajuda:Frio
- Um filme sequela que era evitável

Boa Noite e Boa Sorte (Good Night and Good Luck) - O título, para mim, não deixa de ser dos mais enigmáticos dos ultímos tempos. Mas porque o título? Desconfio que era algo que Murrow diria no fim das suas entrevistas seria???
Filme realizado por George Clooney (o seu segundo) com David Strathairn (nomeado para melhor actor com uma, suposta, grande interpretação de Murrow), George Clooney, Robert Downey Jr. e Patricia Clarkson (é só impressão ou ela parece feita para filmes a preto e branco?).

A acção de "Boa Noite, e Boa Sorte" decorre nos primórdios do jornalismo televisivo, na América dos anos 50. O filme retrata o conflito verídico entre Edward R. Murrow (David Strathairn), um "pivot" pioneiro e o Senador Joseph McCarthy e a Comissão do Senado das Actividades Anti-Americanas. Graças à sua vontade de esclarecer o público, o inovador Murrow e a sua dedicada equipa - dirigida pelo seu produtor Fred Friendly (George Clooney) e Joe Wershba (Robert Downey, Jr.) na redacção da CBS - desafiam pressões da empresa e dos patrocinadores ao analisar as mentiras e as tácticas rasteiras perpetradas por McCarthy durante a sua "caça às bruxas" aos comunistas. O diferendo agrava-se quando o Senador reage, chamando comunista ao "pivot". Neste clima de medo e represálias, a equipa da CBS continua o seu projecto e a sua tenacidade acaba por surtir frutos, quando McCarthy é chamado a responder perante o Senado e despojado de todo o seu poder, ao mesmo tempo que as suas mentiras e estratégias prepotentes são finalmente desmascaradas. Apesar disso, Murrow e a equipa pagaram cara a sua ousadia e o programa foi transferido para um horário menos nobre. O seu legado, contudo, permaneceu intacto e continua a ecoar hoje como padrão para o jornalismo televisivo de qualidade.

Isto já assombrava o Clooney há muito tempo. Desde os seus tempos de juventude segundo ele em entrevistas que deu. Tudo é fruto da experiência do seu pai com o retratado em questão, Edward Murrow, que admirava profundamente. Essa admiração passou para o filho mas também, me parece fácil admirar um homem que denuncia o que acha injusto. AInda nos tempos que correm é necessário coragem para o fazer. Nem todos o conseguiriam. Obviamente que naquele tempo as consequências era bem diferentes. Basta pensar em Portugal nos anos 50. QUem falava mal sofria consequências e não eram nunca visitas à prisão ou idas aum qualquer concerto pimba se é que me percebem.
Nomeação para 6 Óscares. Será um dos que provavelmente não levará nenhum para casa mas mesmo assim o prémio das nomeações já ninguém lhe tira. A dar uma espreitadela, sem dúvida.


Doce Tortura (A Bittersweet Life) - Filmes dos lados asiáticos, mais precisamente da Coreia do Sul. Não sou um perito neste tipo de cinema, como, no Ciné-Asia mas vou tentar dizer qualquer coisa.
Filme realizado por Kim-Ji-woon com Hwang-Jeong-min, Jin Ku (não é só a língua portuguesa que é traiçoeira, heheh!!) e Kim-Hae-gon.

Sun-Woo, perito em artes marciais, trabalha para um poderoso chefe da máfia sul-coreana, Kang. Quando este descobre que a namorada lhe é infiel, contrata Sun-Woo para "tratar dela". Mas ele não consegue cumprir a sua missão, o que provoca a ira de Kang e o torna num alvo a abater.

Até o próprio cinecartaz não diz muito. E lendo apenas esta sinopse parece que pouco se sabe desta obra. Mas depois lendo a crítica de Mourinha tira-se algumas conclusões. O típico filme coreano. Amor mascarado com violência estilizada. Carnificina total. Faz um pouco lembrar Oldboy e todos os sucedâneos que têm saído. poderei estar a ser um pouco redutor e alguém do Ciné Asia pode levar isto a peito mas são os próprios coreanos os culpados. Repetir fórmulas só porque dão dinheiro não deve ser o caminho a seguir na Coreia. Novas ideias são precisas. Não acham?
O filme até pode ser muito bom mas a fazer sempre o mesmo o pessoal cansa.

Coisa Ruim - Ora aqui está uma surpresa no cinema português. Um filme de, suposto, terror que se baseia em crenças antigas e lendárias do interior português.
Da premissa e do trailer (aliás dos melhores do cinema português dos ultímos tempos, mesmo de sempre) tira-se uma boa impressão. Será que se confirma na tela.
Longa-metragem de Tiago Guedes e Frederico Serra, a dupla da premiada curta "O Ralo" e do telefilme da SIC "Alta Fidelidade". O argumento é assinado pelo jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho (irmão de Tiago Guedes). COnta no elenco com Miguel Borges, Tiago Branco e Adriano Luz e muitas outras caras conhecidas dos espectadores de telenovelas deste país.

Uma família lisboeta recebe como herança uma casa numa pequena aldeia do interior. Com a casa, diz o povo, vem também uma maldição.

Pouco se diz sobre o filme e além das imagens isoladas do trailer pouco se percebe do mesmo. O que é bom. Mostrar pouco é por vezes a melhor opção ao querer vender um filme. É preciso fazer render o peixe, neste caso a coisa.
Eu não vou faltar, nem que seja como homenagem aquele trailer, que passa muitas vezes na televisão e que vai fazer deste filme um grande exíto, coisa em que acredito sinceramente.

North Country - Terra Fria - Pois é Charlize Theron. Chamem-me o que quiserem mas ela não me convence e acho que nunca o vai fazer. É daquelas actrizes que só vale pelo palmo de cara que tem. E por muito que chore e faça papéis de feia nunca daí vai escapar. O facto de despejarem nomeações de melhor actriz para ela não ajuda nada. Embirrei e prontos..
Realizada por Niki Caro com a já citada e Thomas Curtis e Elle Peterson.

Baseado na história real do primeiro caso de assédio sexual nos Estados Unidos que venceu nos tribunais, é a história de Josey Aimes (Charlize Theron), uma mulher que depois de um casamento falhado regressa à sua cidade natal, no Minnesota, e vai trabalhar para as minas de forma a sustentar os seus dois filhos. Mas numa indústria dominada por homens, que não estão habituados a mudanças, os insultos, maus-tratos e humilhações abundam.

E o que vai sair mais desta boca. Até pode ser uma história interessante e tal e coisa mas como sou muito teimoso este não liga comigo. E o primeiro filme de uma realizadora que se vende a holywood após um exíto com o seu "Whale Rider"(que já nem era grande coisa) também não convida a visitar a sala de cinema. Enfim. Se fores fã de Theron até podes dar um pulo à sala de cinema mas mesmo assim diria. Arranja outro modelo para a tua vida.

O Agente Disfarçado 2 (Big Momma´s House 2) - Ai, ai, uma sequela de um filme de Martin Lawrence nunca é boa notícia. E quando é a sequela do filme que é, ainda pior é. Sem mais comentários é melhor.
Filme realizado por John Whitesell (branco que se vende - até a língua inglesa é traiçoeira) com o já citado e Elton LeBlanc.

Malcolm Turner (Martin Lawrence) é um agente especial do FBI conhecido pela sua mestria em disfarces. Para esta nova missão, Malcolm volta a assumir a identidade de Big Momma, uma corpulenta septuagenária tipicamente sulista. Big Momma vai trabalhar como ama de três crianças na casa de um suspeito.

Sem mais comentários. Estava mesmo a falar a sério. Se este é o teu tipo de filme então é melhor procurares outro blog. Pimbalhadas americanas aqui não colam.



O conselho desta semana vai para "Coisa Ruim". Sem dúvida, um sopro de originalidade no cinema português.

Até para a semana.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Good Night and Good Luck" é uma excelente proposta (já vista e analisada). "Coisa Ruim" também me parece interessante...a ver vamos!

Abraço

04 March, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

Obrigado pelo conselho solo...
De Óscares não levou nada mas nada quer dizer...

O "Coisa Ruim" estou a pensar ir ver par aa semana...Referências a Shyamalan abriram-me o apetite...

Imarchao - Vou dar uma vista de olhos não te preocupes...

07 March, 2006

 

Post a Comment

<< Home