Your Place for cinema

Thursday, October 13, 2005

Estreias da Semana (13 Outubro)

E parece que nos querem levar à loucura as editoras nacionais. Mais uma vez são 8 estreias. O cinéfilo comum assim não aguenta. Já a semana passada tive de ir ver dois filmes e esta como é que vai ser???
Vocês não pensam nisso não é?
Querem apenas levar uma pessoa à loucura... A sorte é que esta semana a escolha é obvia senão não sei como seria...

Esta semana temos um filme FANTASTABULOSO, o regresso (da tumba literalmente) de um cineasta de culto, o filme "flop" da semana (cá deve-se aguentar mais ou menos), um filme para irmãos (leia-se muitos), um filme de uma estrela em decadência, um filme sobre os média espanhóis, um filme de Costas e um filme de descanso (foi mesmo ao sétimo dia que Ele descansou)...
O Castelo Andante (Hauru no Ugoku Shiro) - A tradução não deve ser bem isso mas como não tenho modo de provar (o japonês tá um bocado enferrujado. Este é daqueles filmes que tenho de ir ver a versão original. A sério não consigo resistir. É um espectáculo só ouvir aquela língua. Parto o "coco" a rir...
Filme de Hayao Myazaki (acho que não precisa de apresentações - é um Deus....da animação), desta vez baseado e adaptado de um livro de Diana Wynne Jones com as vozes de Baisho, Kimura e Miwa (devem ser um espectáculo).

A história acompanha a vida de Sofie. Sophie, uma típica adolescente de 18 anos, vê a sua vida virada do avesso quando se cruza acidentalmente com o misterioso mas belo feiticeiro Howl. Consequentemente é transformada numa mulher de 90 anos pela vaidosa e perversa Bruxa do Desperdício. Ao embarcar numa incrível odisseia para quebrar a maldição, Sophie encontra refúgio no castelo andante de Howl onde conhece Markl, o aprendiz de Howl, e um impetuoso demónio de fogo, Calcifer. O amor e o apoio de Sophie vão ter um enorme impacto em Howl, que, em tempo de guerra, vai arriscar a sua vida para ajudar a trazer paz ao reino.

Apesar de a história não ser dele como nos belíssimos "A Princesa Mononoke" e "A Viagem de Chihiro", o mago da animação Hayao Miyazaki regressa com mais um filme cheio de magia. E acham que é preciso mais... Basta dar-lhe rédea solta e ele faz maravilhas. O Óscar seria certo se não tivesse a concorrência do também grande Nick Park no "Wallace e Grommit - A maldição do Coelho-Homem".
Mas esse é só no final do mês. Por enquanto não percam esta oportunidade de ver verdadeiro cinema de animação. Pode não ser o seu melhor (A Viagem de Chihiro é demasiado especial para poder ser ultrapassada) mas é sempre bom.
Se puderem passem pelo Monumental para ver a versão original. O gozo é a dobrar...
Atenção ao demónio Calcifer (parece que é uma personagem de antologia assim como o espantalho e o castelo andante do título.
Parece que Nun... Markl foi contratado para um papel...para ser desenhado. As parecenças são incríveis hehehe (usam ambos óculos)
Aurora - É o regresso da tumba da semana. Não faço a mínima ideia onde estreia mas quando no nome do realizador está F.W. Murnau (do fantástico "Nosferatu" - o uníco filme de vampiros reais do mundo) não há que enganar. É um acontecimento cinematográfico de destacar.

Jóia do cinema mudo e um dos mais belos filmes da História do Cinema, este é o primeiro filme americano do alemão F.W. Murnau. É uma história de amor e reconciliação, "a song of two humans" como diz o subtítulo do filme. Um agricultor tenta afogar a mulher, seduzido por uma mulher da cidade, mas desiste no último momento. Ela foge para a cidade, mas ele segue-a para provar o seu amor.

Cinema mudo!!! Ao tempo que isso já foi. De ignorar?? Obviamente que não. Apesar de muitos filmes envelhecerem mal, encontram-se sempre aquelas joías intemporais como Citizen Kane, King Kong, As Duas Feras (sim são da colecção Publíco e depois...-era barato) ou Metropolis do visionário Fritz Lang.
Para o verdadeiro cinéfilo e para um primeira vista às notas dos críticos é corrido a 5 estrelas, logo a máxima cotação. Deve querer dizer algo...
Stealth - Ameaça Fantasma (Stealth) - Acertaram é mesmo este o filme "flop" da semana mas depois do grande exíto em Portugal que foi "A Ilha" já não digo nada. Se calhar este segue o mesmo caminho.
Filme realizado por Rob Cohen (o novo Michael Bay - esperem muitas explosões e.....bem mais nada) com Josh Lucas, Jessica Biel (foi eleita a mulher mais bonita pela "Esquire" este ano - é bonita mas a mais bonita???) e o recém vencedor do Óscar Jamie Foxx.

Os pilotos da Marinha Ben Gannon (Lucas), Kara Wade (Biel) e Henry Purcell (Foxx) fazem parte de uma equipa de elite de pilotos de caças. São os melhores dos melhores e eles sabem-no. Mas quando o comandante lhes apresenta o novo companheiro de voo - um caça de combate aéreo tripulado por inteligência artificial -, os pilotos ficam apreensivos com o parceiro não humano. A primeira missão conjunta decorre como planeado e a nova "companhia" da equipa revela-se uma ajuda formidável. Mas no regresso, o caça é atingido por um relâmpago. Aparentemente o sistema não foi afectado, mas na missão seguinte o cérebro artificial do caça deixa de obedecer e vira-se contra os seus companheiros humanos, pondo em risco a estabilidade do mundo e ameaçando desencadear uma guerra nuclear.

Isto parece que tem muita coisa escrita mas isso é só porque está aqui praticamente todo o guião (excepto o final em que o avião é destruído no ultímo segundo por um míssil dirigido ao uníco ponto fraco da nave e que tem a dimensão de um alfinete...a festa é grande e aí está mais um final adivinhado não percam para a próxima semana).
Gostam de um bom filme bronco e previsível? Eu de vez em quando tenho o fraquinho para um (cada vez menos no entanto) então este é o filme para vocês...A sério...
Bronco mais Bronco não há.
Quatro Irmãos (Four Brothers) - Nunca me canso de elogiar as editoras quando não inventam em traduções de títulos. Parabéns mais uma vez.
Filme realizado por John Singleton (daquele filme de carros rápidos e furiosos..) com Mark Whalberg, Tyrese, Andre Benjamin e Garret Hedlund no papel dos quatro irmãos (dois brancos e dois pretos - sim foram adoptados).

Depois do assassinato da mãe adoptiva durante um assalto a uma pequena loja, os irmãos Mercer - Bobby, Angel, Jeremiah, o homem de negócios, e Jack, o rebelde irmão mais novo - reúnem-se para tratar pessoalmente do caso. Mas, à medida que tentam descobrir quem foi o assassino, rapidamente percebem que o modo tradicional de "resolver o assunto" tem novas consequências...

É bom ver Whalberg em papéis de protagonista. O homem tem carisma. Não basta ser bom actor para ter carisma. Nasce-se com ele.
Vi o trailer e achei alguma piada, agora como será o filme??? Poderá ter alguns twists interessantes mas seram relevantes para fazer um grande filme. Grande talvez não mas um filme decente penso que sim... Como diria Manuel Cintra Ferreira - "Bom para uma qualquer sessão de Sábado à Tarde..." (isto foi relativo ao "Serenity" mas é totalmente falso - Podem ir assistir a qualquer sessão, manhã, tarde ou noite. A diversão é garantida)
Ultímos Dias (Last Days) - Cada vez mais acho que o Van Sant está a passar-se. Deve mesmo pensar que é o melhor realizador do mundo de sempre mas a verdade é que não é. Precisa de uma dose de realidade.
Realizado por Gus Van Sant com Michael Pitt (no papel de Kurt Cobain é obvio) e Asia Argento.

"Last Days - Últimos Dias" acompanha os demónios interiores que atormentam um jovem músico talentoso, mas perturbado, nas últimas horas da sua existência. Blake (Michael Pitt) é um artista introspectivo, prostrado pelo peso do sucesso como estrela rock, que o conduziu a uma solidão sem fim. Refugiado numa casa no meio de um bosque, tenta fugir à sua vida, às pessoas que o rodeiam, aos amigos que o procuram a pedir favores ou dinheiro, às suas obrigações. "Last Days - Últimos Dias" segue Blake, um fugitivo da sua própria vida, nas suas últimas horas. É o terminar da sua trilogia sobre a morte após "Gerry" e "Elephant" (claramente o seu melhor filme).

O meu ódio de Van Sant é pessoal. Não sei explicar... Talvez porque não tem explicação dizem uns ou talvez porque tem digo eu e outros.
Até teve a ousadia de fazer um remake de "Psico" e isso eu nunca perdoei. Existem coisas que não necessitam de ser mexidas e o clássico de hitchcock era uma delas. Shame on you Mr. Van Sant...
Querem ir ver o filme? Força. Agora eu não ponho lá os pés (apesar do "Elephant" me ter calado um pouco este não parece que sim...)
Crónicas - Filme sobre o poder dos mass-media cada vez maior nas nossas vidas (já começa a ser assustador!!)
Realizado por Sebastian Cordero com John Leguizamo (um apreciador de zombies só pode ser boa pessoa), Leonor Watling e Damie Alcazar.

É um filme sobre a verdade, a manipulação e o poder dos media, que conta a história de um "serial killer" de crianças no Equador e de uma equipa de repórteres de Miami que está determinada a conseguir a maior "caixa jornalística" da sua carreira com essa história. Mas, atraído pelo furo jornalístico, o apresentador do programa começa a quebrar todas as regras, decidido que está a tornar-se no herói que irá travar o assassino.

Os mass-media não estão obviamente por trás desta estreia uma vez que nada sei sobre ela a não ser o conhecimento dos dois actores principais (a culpa também é minha, não sei muito de cinema mexicano ou mesmo europeu. só dos grandes projectos).
Lá está é partir à descoberta. Foi assim que descobri Jeunet, Almodovar, Del Toro, Audiard e outros. às vezes vale mesmo a pena
Golpe a Golpe (Le Couperet) - o famoso filme de Costas, Costa Grava. Com José Garcia, Karin Viard e Geordy Monfils.
O que dizer mais. É uma co.produção Belga,espanhola e francesa. Com 122 minutos de duração e já devem ter percebido que não sei o que dizer.

Começando na história:
Bruno Davert é um executivo que trabalha numa fábrica de papel. Mas, por causa de uma reestruturação da empresa, Bruno e vários colegas são despedidos. No entanto, Bruno está disposto a tudo para arranjar um trabalho à sua altura. Mesmo que para isso tenha de matar os seus concorrentes.

Isto é que amor pelo trabalho. Nunca cheguei a este ponto mas quem sabe um dia...hehehe
O que o amor nos faz fazer para o manter. às vezes é mesmo cego, surdo e mudo.
A premissa é interessante mas quando estreia um filme japonês não consigo resistir...
Quem sabe um dia o vejo. Até já vi um filme checo no IndieLisboa por isso é possível...
O Sétimo Dia (El Septimo Dia) - Parece que também aconteceu no set do realizador. Ao fim do sétimo dia ele descansou (trocadilho inteligente, nada mau...).
Realizado por Carlos Saura com Juan Diego, José Luís Gomes e José Garcia (será o mesmo do anterior - se for o homem não para)

O filme conta a história de duas famílias - os Jiménez e os Fuentes - que se odeiam e que partilham um passado sangrento. As duas famílias disputam frequentemente os limites das suas propriedades e enchem as ruas da aldeia espanhola de ódio e violência. Isabel Jiménez, agora com 15 anos e a viver a sua primeira paixão, resolve descobrir o obscuro segredo que originou tanto ódio e que quase a deixou órfã.

Um filme de descoberta de um adolescente mas neste caso não sobre o seu corpo mas um segredo. E os segredos são sempre mais apetecíveis de descobrir não é???
Filme espanhol (nuestros hermanos são muito produtivos em termos de cinema)entre tantos outros. Terá alguma coisa de especial?
Quem sabe e eu não costumo dizer mal sem saber alguma coisa e deste nem rumores sei.
Ai a ignorância é tanta...


Esta semana a escolha da semana é muito fácil.
Escolho o "Castelo Andante" de Hayao Myazaki...

Não percam e apareçam quando puderem para mais informações cinematográficas.
Até para a semana

0 Comments:

Post a Comment

<< Home